Queridos irmãos e irmãs,
O evangelho de hoje Marcos 1, 29 a 39, continua a descrição de um dia típico, de uma espécie de dia paradigmático, da missão de Jesus na Galiléia, na região pobre. E conta que Jesus foi com Tiago e João para casa dos outros dois discípulos, Simão e André. E conta que a sogra de Simão estava de cama, com febre e Jesus chegou, tomou na mão dela e ajudou-a a se levantar. E isso é muito simbólico porque na tradição Judaica e conforme a lei, se você pegasse uma pessoa doente, você ficava com risco de contaminação, naquele tempo as doenças não eram como hoje em dia tão conhecidas.
Então as pessoas consideravam a pessoa doente impura. E Jesus é pela coisa que fez foi romper isso, foi se aproximar da pessoa doente, não ter medo, não ter receio, tocar e levantá-la. Hoje nós estamos em uma pandemia e que a lei ou a regra é não se aproxime, não abrace, não toque. E a gente tem que cumprir isso, até por amor das pessoas e da gente mesmo. Mas, ao mesmo tempo, é necessário mesmo tomando esse cuidado sanitário, indispensável, a gente saber que têm várias formas de se aproximar e de tocar, a gente descobri que eu toco no seu coração, que eu me aproximo de você, que você se sente visitado, visitada e você sente tocado por mim, mesmo sem ter esse elemento físico ,que é claro que é o mais simples, mais humano, o mais normal, o mais corriqueiro. Mas não é no momento atual possível.
E aí Jesus a levanta. O que significa que Jesus a levanta? Têm dois aspectos. No Evangelho é o mesmo verbo usado para ressurreição, significa que quando o evangelho diz “Jesus a levanta”, o evangelho está dizendo Jesus a coloca de pé, Jesus coloca a mulher de pé e a mulher então passa a servir a eles. Mas um servir não como uma empregada, não é isso. É servir como uma ministra. é a mesma palavra do ministério. A palavra grega usada no texto do Marcos é a palavra que serve para a gente hoje falar de diácono. Ela é a diaconisa, ela pratica diaconia, o serviço. Então, quer dizer, é um ministério que Jesus dá à mulher.
E aí que beleza, que maravilha, que coisa linda, esse colocar a mulher de pé na Igreja e no mundo e a mulher poder exercer a sua diaconia. Um grande abraço a vocês todas e todos, Deus abençoe e até amanhã se Deus quiser. (Marcos 1, 29 a 39)