Listen

Description

Queridos irmãos e  irmãs

 O evangelho de hoje, Mateus 11, 25 a 27, conclui essa parte do trabalho de Jesus na Galileia, onde Jesus entrega tudo que ele fez a Deus em uma oração. E é uma oração de bênção e de louvor a Deus. É estranho porque Jesus constatou fracasso dele, Jesus percebeu que a missão dele na Galileia, nas cidades, não tinha dado certo como ele queria, que o reino de Deus não foi a acolhido pelos cidadãos. E, entretanto, a reação de Jesus não é ficar deprimido, não é desanimar, mas é agradecer a Deus. E o que é que Jesus agradece a Deus? Agradece ter escondido os Segredos dele aos grandes entendidos e ter revelado aos pequeninos. Deus é assim, ele diz Pai assim foi do teu agrado, que dizer, Deus quis que seja assim. É tão importante hoje gente a gente perceber no mundo como isso continua sendo a verdade, como existe uma religião civil ,o cristianismo do status quo, que não acolhe segredo de Deus ,que é o reino, que é o reinado Divino, que é o  projeto que Deus tem de paz e de justiça para todos. E aqueles que acolhem, algumas vezes não são vistos com bons olhos pela Cúpula da instituição e pelos grupos que se sentem muito bem, encastelados no poder.
É muito estranho, de vez em quando provoca uma dor, a gente perceber que a proposta do Papa Francisco tem uma um acolhida muito grande na sociedade civil, no mundo externo, enquanto que na Igreja, dentro do clero, na própria hierarquia,  entre os seus irmãos bispos, muitas vezes o papa é mal compreendido, não é aceito e há muitos padres esperando que ele, que já está bem velhinho, possa partir o quanto antes possível. Por que? Porque o  interesse deles não é o projeto divino para o mundo, a fé deles não é uma fé profética,  não é essa fé de Jesus, eles não dizem Como Jesus pai eu te dou graças porque escondeste tuas coisas aos grande entendidos e revelaste ao pequeninos.

Queridos irmãos e irmãs sejam vocês os pequeninos do Pai, recebam todos esse chamado de Jesus, venham para junto de mim, descarreguem em sobre mim o peso da vida de vocês e vocês vão encontrar em mim alívio e consolação. Vamos viver isso com muita alegria e muita força do Espírito. Um abraço para vocês Deus abençoe e até amanhã, se Deus quiser. (Mateus 11, 25 a 27). _*Marcelo Barros*_