Queridos irmãos e irmãs!
O evangelho de hoje, João 16, 12 a 15, é continuação daquela palavra, daquele discurso de Jesus, depois da ceia. Ele diz aos discípulos: “muita coisa falta para eu dizer a vocês, mas agora vocês não podem vir, não estão preparados. Quando vier o Espírito da Verdade, ele conduzirá vocês até a verdade completa e ele não falará do que é dele. Ele falará do que ouve e comunicará a vocês o que está para vir”. É muito essa função do Espírito Santo. Ele vai recordar a gente as palavras que Deus, não uma recordação mecânica, mas ele vai mostrar qual é a palavra certa para aquele momento certo, Ele vai dizer para gente como é que a gente ouvir uma palavra de Deus para cada situação da vida e aí sim ele nos conduzirá a uma Revelação que é permanente, que não acaba.
Às vezes as pessoas são fundamentalistas e pensam: "eu quero saber o que é que Deus diz, vou abrir a Bíblia e vou ler”. Mas não está lá tudo. Jesus disse: "eu não disse tudo”, quer dizer, você têm que perceber a palavra de Deus na vida, nos acontecimentos, uns nos outros, um diálogo consigo próprio. A revelação de Deus é aberta, é evolutiva, é para cada momento e cada situação da vida da gente, nunca é fechada.
Então esse anúncio novo, de um mundo que Ele disse que está para vir, o Fórum Social Mundial diz: “Um Mundo Novo Possível”. É esse o projeto de Deus, é isso que a gente tem que construir, é isso a Páscoa. Então que a gente possa se firmar nesta palavra e nesta missão. Um grande abraço para vocês, Deus abençoe e até amanhã. (João 16, 12 a 15). Marcelo Barros