Queridos irmãos e irmãs!
Festa do nascimento de São João Batista. São João Batista é o primeiro e único Santo que a igreja celebra o nascimento e não somente a morte, o martírio. Geralmente todos os santos, os apóstolos, a gente celebra sempre a morte, o nascimento no céu. E São João Batista, junto com a Virgem Maria e com Jesus, é o único santo que a igreja celebra as duas coisas. Celebra no dia 29 de agosto martírio, mas celebra hoje, 24 de junho, o nascimento.
É claro que essa festa do nascimento de João Batista era uma festa já antiga, que as culturas antes de Jesus, antes do cristianismo já tinham, porque celebravam o sol, o solstício no hemisfério norte e do verão, aqui no hemisfério sul do inverno. E por isso essa festa com fogueira, com luz, com fogos, vem daí. Mas é importante para nós cristãos lembrar o evangelho do nascimento de João Batista, Lucas 1, 57 a 80. E o que é que esse evangelho tem de importante? É que nesse evangelho o Novo Testamento começa por uma mulher estéril, Isabel, que se torna fecunda e é a única vez, na Bíblia inteira, que se diz que a mulher gerou, isso é, deu a luz. Geralmente a visão é patriarcal e é sempre o homem que gera o filho. E aqui o evangelho coloca em Isabel esse ato de ter dado à luz. E o menino nasce e toda a discussão é o nome dele, o nome de João significa Deus dá a graça e é por isso, porque Deus nos dá de graça, porque Deus é graça, esse é o nome de João, que o evangelho diz no seu nascimento muitos se alegrarão, se alegrarão por causa do fato que de uma mãe estéril deu à luz e se alegrarão porque ele anunciou ao mundo, ele apontou com os dedos, ele apontou ele mesmo, o salvador do mundo que é Jesus.
Então gente João resume todas as vocações cristãs. Ele é profeta, ele é filho de sacerdote, ele é místico, ele é um exemplo para nós. Ele é, principalmente, a pessoa que o evangelho mostra mais parecida com Jesus. Quando o pessoal vai conversar com ele a primeira pergunta é “você não é o Cristo”? E também com Jesus quando Jesus pergunta o que as pessoas dizem de mim? Os discípulos dizem “uns dizem que João Batista”. Quer dizer os dois se pareciam muito e assim João nos chama, a nós, eu e vocês a nos parecermos com Jesus. Que maravilha, que alegria, que carinho. Um grande abraço para vocês, Deus os abençoe e uma boa festa de São João mesmo na quarentena e até amanhã se Deus quiser. (Lucas 1, 57 a 80 ). _*Marcelo Barros*