Listen

Description

Queridos irmãos e irmãs!
O evangelho de hoje continua a oração que Jesus fez ao pai, praticamente na hora de ir para o Horto das Oliveiras, quando ele seria preso. E essa oração carinhosa, de intercessão, está em João 17, 11 a 19. E ali Jesus diz: “pai santo guarda-os em teu nome guarda, aquelas pessoas que me deste, para que todos sejam um como nós, eu e tu somos um”. Ele está orando pelos discípulos, ele está se preocupando com o grupo de discípulos e discípulas dele. E está pedindo que eles sejam unidos. Até então, até aquele momento, Jesus deu sinais da presença de Deus e do envio que Deus deu a ele, ele é um enviado do pai ao mundo, e esses sinais são aquilo que a gente chama comumente de milagres, cura, ele curou cego de nascença, ele curou o  filho do oficial romano, ele tirou Lázaro da Sepultura, era os sinais que Jesus fez.
Agora ele vai desaparecer, a presença não vai ser mais uma presença de visível e qual será o sinal de que Deus o enviou ao mundo? Então ele diz: “nesta oração o sinal é que vocês sejam unidos. A unidade dos discípulos de Jesus é o sinal da presença de Deus no mundo. Então aí ele diz:  “guarda-os em teu nome”. Guarda significa protege, cuida deles,  coloca como se fosse coisa tua, um regaço na palma da tua mão, leva eles assim. E é muito interessante essa oração porque ela revela esse cuidado de Jesus com os discípulos e discípulas  e ele diz “não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal”.  O mundo é um lugar em que o mal  muitas vezes domina. Então Jesus diz “vocês estão inseridos, vocês estão no meio de tudo isso, da política, das lutas econômicas, mas que vocês se protejam daquilo que é mal, para que vocês vivam o projeto de Deus”.
Então irmãos e irmãs queridos vamos retomar para nós essa oração, nesta semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e vamos pedir a Deus que os discípulos e discípulas de Jesus possamos viver essa unidade que ele pediu ao pai que a gente tenha. Um grande abraço para vocês, Deus abençoe. Até amanhã(João 17, 11 a 19). _*Marcelo Barros*_