Queridos irmãos e irmãs!
O evangelho de hoje, Mateus 9, 1 a 8, conta que Jesus voltou, atravessou o lago de volta para a sua cidade, Cafarnaum e lá ele estava numa casa e lhe trouxeram um homem paralítico, um paralítico que não podia andar, portanto pessoal tinha que carregar e que eles colocaram o homem deitado numa cama e Jesus diz “ânimo, coragem meu filho, os teus pecados estão perdoados”. É interessante porque a gente na igreja tem esse negócio da confissão, a gente tudo que é de celebração pede a Deus perdão Senhor, e Jesus não pergunta o homem se está arrependido, não pede para ele se confessar, não tem nenhuma penitência, de graça, a primeira palavra de Jesus para o homem “é teus pecados estão perdoados”. A solidariedade, o amor, a compaixão de Deus é assim, é gratuita, é direta e pronto.
Só que alguns dos doutores da lei, dos professores da Bíblia, do religiosos, eles tiveram uma reação que hoje seria de muitos religiosos, “não é assim que se faz”, “você está errado religiosamente”. E Jesus que viu os pensamentos deles, eles não falaram, Jesus diz “por que vocês estão pensando mal? O que é que vocês acham mais fácil dizer, teus pecados estão perdoados ou dizer levanta-te e anda?” Significa uma coisa está ligada outra, a vida é uma coisa só, a gente às vezes não está paralisado no ponto de vista físico, mas está paralisado dentro do coração da gente, no espírito. E Jesus diz para que vocês entendam que toda pessoa humana, o filho do homem, todo ser humano, tem poder na terra para perdoar pecado, que Deus deu, que Deus nos faz ministros do Perdão dele, da Reconciliação dele, ele disse ao paralítico “levanta-te e anda” e um homem imediatamente se levantou.
É muito interessante esse fato. Primeiro de que Deus perdoa e ama e perdoa sem condições, segundo que é muito importante a gente ligar sempre a saúde interior e a saúde física. É claro que a gente não está doente porque mereceu, porque quis, não, não é isso, mas é importante a gente saber que a gente se curando interiormente, isso nos ajuda muito a também curar fisicamente. Muitas pessoas são doentes fisicamente porque o espírito também está negativo, está deprimido, está desanimado, a pessoa está fechado. Então se abre o amor, se abre à compreensão, sai de si mesmo para os outros, isso melhora você e faz você ter saúde. Um grande abraço para você, Deus abençoe e até amanhã se Deus quiser (Mateus 9, 1 a 8). _*Marcelo Barros*_