Queridos irmãos e irmãs!
O evangelho de hoje, Marcos 12, 28 a 34, continua ainda aqueles ataques a Jesus, aquele tipo de situação em que Jesus tem que se enfrentar com diversos grupos da sociedade patriarcal da época. E dessa vez é um professor da Bíblia, um escriba, que se aproxima de Jesus E ele pergunta qual é o primeiro e maior mandamento, de todos os mandamentos ual é o primeiro? Jesus responde para ele a oração que até hoje as comunidades de Israel e todos os judeus e judias, fazem todo dia: “escuta Israel o Senhor nosso Deus é o único Senhor, amarás ao Senhor com todo teu coração, com todo o teu o ser. mas aí Jesus acrescenta “e o segundo mandamento é amarás ao teu próximo como a ti mesmo” e não há mandamento maior do que estes, eles equivalem. E aí o mestre da lei diz que “o senhor respondeu muito bem” e que ficou muito contente com a resposta de Jesus. E Jesus respondeu para ele, segundo Marcos, “você não está longe do Reino de Deus” Por que? Porque justamente não está longe do Reino de Deus quem une essas duas coisas: o amor a Deus e o amor aos irmãos.
Há uma grande intelectual francesa, da primeira parte do século 20, Simone Veil, e ela dizia “eu reconheço quem é de Deus não quando me fala de Deus, mas pela maneira dele ser com as pessoas”.
Então o que define se a gente é de Deus ou não é a maneira como a gente se comporta com os outros. Crente que diz que é crente mas é insensível ao sofrimento dos pobres, é a favor de armar brasileiros para se matar uns aos outros, e vota tudo que é contra não tem nada a ver com Deus. Nós somos de Deus se nós, em primeiro lugar, nos preocupamos uns com os outros. É isso que Deus nos pede, é isso que Jesus nos manda fazer. Um grande abraço a todos, Deus abençoe e até amanhã
(Marcos 12, 28 a 34). _*Marcelo Barros*_