Queridos irmãos e irmãs!
O evangelho de hoje, João 13, 16 a 20, é um texto que, no evangelho, segue imediatamente aquele momento que o Evangelho de João conta no qual Jesus se coloca à mesa para cear, na véspera da Paixão e lava os pés dos discípulos. E depois que ele faz isso, aí o evangelho de hoje, ele diz “eu garanto a vocês o servo não é maior do que o senhor, nem o enviado é mais do que aquele que o envia”. Então façam isso, vivam isso e então vocês vão ser felizes.
É interessante que é um dos poucos textos do Evangelho onde Jesus mostra que o que ele quer que a gente seja feliz. Ele diz que a felicidade está no serviço uns aos outros, está numa subversão dos valores do mundo, que são valores que querem fazer de nós mais importantes, senhores, dominadores e Jesus vem e subverte isso. Nós estamos vivendo agora um momento em que o mundo vai ter que fazer uma revisão.
Será que depois dessa quarentena, será que quando tudo puder voltar à vida, digamos social, que a gente chamaria de normal, tudo vai ser como antes? Nós vamos voltar ao mundo de concorrência, de correria, de não ter tempo para nada? Vamos ter esse mundo de novo, cheio de petróleo, de poluição?
É impressionante! Hoje eu acordei de manhã e a primeira notícia que eu vi na internet foi uma notícia da ONU, o que os cientistas da ONU descobriram que o que eles chamam de buraco de ozônio, quer dizer,uma fenda que se abre no espaço e os raios ultravioletas do sol vêm sobre a terra, provocando doenças, esse buraco de ozônio está se fechando. Significa que natureza está se compondo. Pela primeira vez, em décadas, os indianos estão olhando para o horizonte e vendo o Himalaia, a cordilheira Himalaia, que nunca mais, há 50 anos, eles não conseguiam mais ver por causa da poluição. As borboletas, vagalumes, estão voltando às cidades. As águas estão voltando a ser transparentes. E aí a gente vai de novo voltar ao mundo normal, que é o mundo no qual para a humanidade viver do jeito que quer, a natureza tem que ser poluída, estragada, destruída.
Queridos irmãos e irmãs, o que Jesus diz é, vamos aprender dele um outro padrão de vida, um outro modo de conviver. E esse modo de conviver é na colaboração e não na competição, é no serviço e não da dominação de uns pelos outros e é na partilha. E essa partilha entre nós é também comunhão com a natureza. Vamos viver isso e aí como diz o evangelho de hoje “Se vocês quiserem isso vocês vão ser felizes”. Vamos ser felizes? Um grande abraço para vocês Deus abençoe e até amanhã se Deus quiser . (João 13, 16 a 20). Marcelo Barros