O evangelho de hoje, festa de Nossa Senhora do Carmo, é Mateus 12, 46 a 50. A festa de Nossa Senhora do Carmo é uma tradição que vem lá do oriente, onde na terra de Jesus, na Palestina, existe um monte chamado Monte Carmelo e lá na idade média se começou a construir uma Ermida, um eremitério, uma capela, dedicada a nossa senhora Maria, mãe de Jesus e essa imagem começou a ser conhecida como Nossa Senhora do Carmelo, quer dizer, é uma imagem que copia a imagem que tá lá naquele Monte, naquela Ermida e por isso se chama Nossa Senhora do Carm. E Recife é uma cidade que tem Nossa Senhora do Carmo como Padroeira, por isso Nossa Senhora do Carmo é festa aqui em Recife.
Hoje nós celebramos com muita alegria os 25 anos de padre do padre Fábio Potiguar,que é tem um querido irmão, amigo, companheiro e que acompanha vários grupos aqui no Recife, como é o coordenador da Comissão de Ecomenismo da arquidiocese do Recife, ao mesmo tempo é assessor da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz e é o pároco da igreja das Fronteiras, onde o nosso querido Dom Helder viveu por 40 anos e onde ele entregou sua vida a Deus.
O evangelho lido nessa festa, Mateus 12, 46 a 50, conta que Jesus estava falando às multidões, quando sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele, não entraram na casa e o evangelho mostra esse contraste, o povo dentro da casa, escutando Jesus, a casa é o símbolo da igreja, a igreja doméstica, a igreja naquela época não tinha templos, não tinha paróquias, não tinha Matriz, eram casas. Então Jesus está na casa com o povo, com o povo pobre, que o acolhia e a mãe e os irmãos fora, e mandam dizer a ele, tua mãe teus irmãos estão aqui fora e querem te falar. E a resposta de Jesus foi estender as mãos para aqueles que estavam ao redor dele e dizer quem é minha mãe quem são meus irmãos? São todos aqueles que contam a palavra de Deus e a põem em prática.
Aparentemente essa palavra do evangelho é uma palavra que meio ofensiva a Maria e aos familiares de Jesus. Ofensiva porque certa forma diminui, deixa de lado os laços de sangue e Maria teve que aprender isso e ela ser discípula de Jesus na escuta da palavra, aquilo que ela disse ao anjo na Anunciação “Eis Aqui a serva do senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” fez de Maria mãe de Jesus não apenas por que o gerou, porque o concebeu no seu seio, mas porque o concedeu como palavra de Deus no coração. E essa é a mensagem do evangelho de hoje para gente, deixar a palavra de Deus verdadeiramente engravidar e tomar corpo e forma na vida, no coração, em todo ser da gente. Essa é a boa notícia, esse é o apelo fundamental dessa festa de Nossa Senhora do Carmo e é isso que Deus nos pede hoje. Um grande abraço para vocês, parabéns pro Padre Fábio, Deu os abençoe no seu ministério. Estamos juntos gente, ninguém larga a mão de ninguém. Um grande abraço.