Listen

Description

Queridos irmãos e irmãs

O evangelho de hoje, Mateus 6, 7 a 15, um texto muito importante para gente, no Sermão da Montanha Jesus está falando da oração, ontem a gente já tocou nesse assunto, da relação da gente com Deus e aí Jesus disse, quando vocês orarem, não precisam de usar muitas palavras, como a maneira de, por exemplo, as religiões do mundo,   as pessoas que eles chamam os pagãos,que as religiões tradicionais agem assim, inventam orações fortes, inventam  fórmulas, acham que Deus é uma espécie de Pedra do Ali Babá e os 40 ladrões, que quando diz  “abre-te Sésamo”,  a pedra se abre. Então a oração é mágica, é uma fórmula mágica, pela qual eu consigo de Deus aquilo que eu quero e eu forço Deus a fazer aquilo que eu acho que ele deve fazer comigo. E gente a oração no evangelho é outra coisa, é o contrário, é eu entrar na sintonia com a vontade de Deus, eu colocar o meu coração no coração de Deus. Então a oração, Deus sabe que eu preciso, eu não preciso usar muitas fórmula, não é uma questão de recitar textos e aí Jesus diz sim uma fórmula, porque os discípulos perguntavam com é que a gente faz isso? E Jesus então ensinou para eles uma oração, que não é apenas uma reza, é uma escola de oração. O Pai Nosso a gente deveria meditar cada palavra, o que significa pai, o que significa teu nome seja santificado, o que é que quer dizer venha o teu reino na vida da gente.

 Será que a gente de fato diz faça-se a tua vontade? O  quer dizer dai-nos hoje o nosso pão de cada dia, perdoa-nos como nós perdoamos? Então é uma escola de oração e de vida. E aí sim o pai-nosso é a oração que é de Jesus e que sendo de Jesus a gente diz em nome de Jesus ao Pai e é sempre Pai Nosso, assim como pão deve ser nosso, quer dizer comunhão, mesmo quando eu faço na minha intimidade, sozinho, eu estou em comunhão com os irmãos e irmãs.

É uma alegria, uma maravilha isso, é um privilégio que Jesus nos dá a gente poder se colocar  como filhos e filhas do Pai, do Paizinho, como Jesus diz  Abba. E a gente poder viver não só falar, mas viver essa oração do Pai Nosso. Vamos recitá-lo gente? Digam Comigo: Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome na minha vida, , venha a nós  e ao mundo o  vosso Reino, que a vossa vontade se faça na minha vida, na terra, no Brasil nessa realidade política em que a gente vive, assim como se faz no céu, quer dizer no vosso reino, dai-nos hoje o pão nosso de cada dia e faça com que a gente o reparta, para ser nosso, perdoai-nos as nossas ofensas, as nossas dívidas, assim como nós perdoamos às pessoas que nos ofenderam, ensina a gente a perdoar, não nos deixeis cair em tentação, a tentação chega, a tentação vem, mas que a gente possa enfrentá-la e superá-la e liberta-nos sempre de tudo que é mal, amém.
 (Mateus 6, 7 a 15). _*Marcelo Barros*_