Queridos irmãos e irmãs!
O evangelho de hoje Marcos 12, 38 a 44, conclui esse capítulo em que Jesus enfrenta as autoridades do templo, os grandes da religião Judaica, em que ele enfrenta e vence.
E no evangelho de hoje ele diz, cuidado com as pessoas que são letradas, que entendem da Bíblia, que vivem citando Bíblia toda hora, porque eles ficam muito importantes, se sentam nas sinagogas,em assentos importantes, especiais, mas no fundo eles devoram os bens das viúvas. E quando Jesus estava sentado frente ao tesouro do templo, ele observava as pessoas que iam colocando o dinheiro lá dentro e ele viu uma viúva pobre que colocou duas moedinhas de centavo e ele chamou os discípulos e disse, vocês estão vendo aquela viúva a ali? Ela colocou mais do que todo mundo, porque ela colocou o que ela tinha para viver e os outros colocaram do que lhes sobrava. Hoje, muitas vezes, o pessoal ouve essa história como sendo um elogio de Jesus à viúva pobre. Mas Jesus não elogiou a viúva, ou claro, elogiou mas indiretamente. O que Jesus fez foi mostrar que o templo devora os bens das viúvas. Ele tinha dito isso, ele tinha dito dois Versículos antes que os doutores da Lei sentam-se nos primeiros lugares de honra da sinagoga e, literalmente destacou ele disse “devoram os bens das viúvas, enquanto fazem longas orações”. Então que ele está dizendo é que o templo não pode viver disso. Igreja, religião, não pode viver do dinheiro do povo. A tal da da teologia da prosperidade é uma aberração, é um horror, a gente tem que tomar cuidado com qualquer tipo de serviço religioso, de igreja,s que se aproveita de Deus para ganhar dinheiro.
Deus não é objeto, ou pretexto para ninguém ganhar dinheiro à custa de Deus. É muito importante que o serviço de Deus seja gratuito. O dízimo, que falam tanto aí, é um direito da Igreja ou dos pastores, ou dos padres, de pedir aos fiéis que colaborem com a sua manutenção se eles não têm como viver. Mas não precisa de usar Deus para isso, não precisa dizer que é um mandamento Divino e muito menos explorar os pobres por causa disso. Então é muito importante gente, que a gente perceba que Jesus se colocou contra uma religião dominadora, uma religião que explora os pobres e a gente possa viver então sempre uma espiritualidade Libertadora, Um grande abraço para vocês, Deus abençoe e até amanhã se Deus quiser
(Marcos 12, 38 a 44). _*Marcelo Barros*_