Queridos irmãos e irmãs!
O evangelho de hoje continua a mesma palavra de Jesus depois da ceia, João 14, 7 a 14. E é um um dos textos, talvez o texto central de todo o Novo Testamento. De todos os Evangelhos é a questão,digamos, mais ficamos íntima. Jesus está falando "se vocês conhecerem a mim também conhecerão ao meu Pai, a Deus. E agora vocês já o conhecem, porque vocês viram. E aí Felipe diz “senhor mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Felipe é um dos discípulos. E Jesus responde: “Felipe há tanto tem tanto tempo que eu estou com vocês e vocês não me conhecem? Quem me vè, vê o Pai”. Quer dizer Deus se apresenta para nós na figura humana de Jesus. Deus se revela para nós através de Jesus. Não é só Jesus que se parece com Deus, é o próprio Deus que quis se parecer com Jesus, quer dizer, significa o quê? Quis ser humano, quis se mostrar como humanidade.
Qual é a consequência que a gente pode tirar disso? Muita gente, muitos padres, muitos pastores evangélicos que vão falar sobre os Evangelho do dia de hoje, vão tirar conclusões religiosas, vão dizer para vocês, talvez até coisas como só o cristianismo tem a verdade, só a Igreja que traz salvação e o que a gente, eu e vocês meditamos nesse Evangelho é muito diferente . Sabe o que é que a gente descobre? Se eu não for humano eu não descubro Deus. O papa Paulo VI encerrou o Concílio Vaticano II no dia 7 de Dezembro de 1965, com essas palavras, “para encontrar a Deus primeiro é preciso ser humano e encontrar no ser humano a pessoa de Deus.
Então quanto mais humano, mais divino Essa é a mensagem do evangelho de hoje para a gente. Significa que, por exemplo, todos esses cristãos que fazem campanhas discriminatórias contra as minorias sexuais, campanhas contra o divórcio, campanhas contra isso, contra aquilo, às vezes até opondo fé e ciência, pessoas que até hoje acham que se a Bíblia disser que a Terra é quadrada, então é porque a Terra é plana e é quadrada.
Gente não tem nada a ver com Jesu,s não tem nada a ver com o evangelho. Isso é o fanatismo mesmo da lei. O que Jesus nos chama para nós, hoje, é a gente, ao contrário, em comunhão com tudo que é humano e reconhecer cada pessoa humana, em cada conquista humana, a presença de Deus. Vamos viver Isso? Um grande abraço para vocês, um bom final de semana e até amanhã se Deus quiser. (João 14, 7 a 14). Marcelo Barros