Listen

Description

Queridos irmãos e irmãs!

Hoje a igreja faz a memória em muitos  lugares é festa de Santo Antônio de Pádua, e é um Santo muito popular no Brasil e é uma festa junina, dia 12 de junho à noite, véspera de Santo Antônio e que muita gente tem muita consideração. E é importante, Santo Antônio foi franciscando, parabéns para os irmãos franciscanos que nos seguem e aos quais nós estamos  ligados e a gente aprende de Santo Antônio essa lição de solidariedade, de comunhão com os pobres  e de nos sentir, nós   também, pobre juntos com os pobres. 

O evangelho de hoje, Mateus 5, 33 a 37, continua o Sermão da Montanha e aqui Jesus diz que a gente não pode jurar. E  alguém pode estranhar, mas Jesus é contra o juramento? O que ele está dizendo é, gente vocês tem uma dignidade própria e a palavra de vocês tem que ter consistência. Santo Antônio teve o dom da palavra. Deus lhe deu esse carisma de ser um excelente pregador e a palavra dele tinha uma sabedoria, ele é considerado um doutor da Igreja por isso, mestre.

Nós temos que entender que Deus pede da gente que a gente dê sentido a nossa palavra. Nós vemos num mundo em que a propaganda, a publicidade acabou com a dignidade da palavra, a palavra é mercadoria. A gente compra a palavra. Alguém diz, fale aqui a favor da coca-cola, tantos milhões. Diga que você está a favor disso aqui e paga.

Então Jesus está dizendo “dê uma dignidade à sua palavra”. Então quando a gente vê presidene de repúlica,  o Trump, ir para a ´porta  de uma igreja anglicana, com a Bíblia na mão, o que é que ele está fazendo? Ele está instrumentalizando a Bíblia, ele está usando a Bíblia a favor dos interesses dele que não têm nada a ver com os interesses de Jesus.

Então na ditadura  militar brasileira os militares e no Chile também o Pinochet,  depois de matar muita gente, de tomar o poder pela força, eles juravam, faziam um juramento de presidente da república, tudo com a mão na Bíblia.

 Então como é que eu faço um juramento com a mão no livro que que me proibe jurar? A Bíblia diz, Jesus falou “não jure.  Aí eu boto minha mão da Bíblia, eu juro pela bíblia, então é o posto  É muito importante gente a reconstituição dessa dignidade da palavra, da sacralidade da palavra e da autonomia de cada um cada uma de nós naquilo que a gente diz,  naquilo que a gente pensa, naquilo que a gente fala. Entãoum  grande abraço para vocês, Deus abençoe e até amanhã se Deus quiser
(Mateus 5, 33 a 37,). _*Marcelo Barros*_