Listen

Description

Queridos irmãos e irmãs,

O evangelho de hoje, Marcos 2, 13 a 17, portanto a gente vai continuando, pedacinho por pedacinho, evangelho de Marcos todo dia, no texto de hoje Jesus sai dali, vai para beira do mar e eu já disse a vocês que a beira do mar é simbólico, do contato com o mundo, digamos assim, desconhecido, pecador, e aí Jesus vê ali Levi, filho de Alfeu. E ele era um cobrador de impostos. E na sociedade Jesus, o cobrador de imposto trabalhava para os romanos, então era detestado e era visto como uma pessoa muito pecadora, porque ele tinha contato com os pagãos, com os não crentes, os infiéis e era ladrão, quer dizer,  ele cobrava os impostos que os romanos exigiam, mas tinha também a taxa deles, que eles tiravam, e o povo já oprimido, já pobre detestava. Aí então, eu, Marcelo, fico admiradissimo de Jesus ser capaz de, no meio dos discípulos, onde ele tinha dois que ele chamava e o apelido era Boanerges, que dizer,  Filhos do Trovão portanto homens de esquerda, se a gente fosse falar hoje em dia, se a gente fosse fazer a comparação de hoje, homens revoltados. No meio desses discípulos, Jesus é tão plural, é tão respeitador das diversidades, que ele vai para aquele posto de coleta de impostos e  ele chama Levi, que a tradição diz que virou Mateus, São Mateus.

Mas o evangelho de Marcos não conta isso, conta que é Levi. E Jesus vai comer na casa dele. quer dizer, comer com alguém, para a sociedade de Jesus, é o símbolo de uma intimidade, que você entra na intimidade da pessoa.  Você pode até conhecer alguém, pode até cumprimentar, mas comer com a pessoa na sociedade Jesus era um compromisso, era dizer, olha ali o cara que come e bebe com outro. E todo mundo começou a dizer isso, Ele come com pecadores e com gente de má vida.

E isso marcou a vida de Jesus. E marcou de uma maneira muito forte, muito pesada e que Jesus assumiu que era assim. Hoje quando eu vejo as discriminações religiosas, as leis de Igreja, católica e outras, dizendo que não pode comungar, aquele não pode comungar, eu pergunto, gente o isso tem haver com Jesus? Que o evangelho diz que passou a vida dele inteira comendo com pecadores e com gente de má vida?

Eu, é lógico, ninguém de vocês vai imaginar, que eu penso que uma pessoa divorciada, por ser divorciada, há gente de má vida.  Nenhum de vocês vai  pensar que eu acho que uma pessoa que é gay ou que é, sei lá, que tem uma vida imoral. Estou falando de sexo, mas podia também ser de outro assunto, de outra maneira, seja em si uma pessoa de má vida. Todo mundo sabe que eu não penso isso. Mas eu estou dizendo é que essas pessoas que  Igreja, por motivo ou por outro, discrimina, as quais ela nega a hierarquia da igreja, oficialmente, a hierarquia, não a Igreja, a hierarquia,  o acesso a sacramentos como da comunhão, ela vai na direção contrária de Jesus, porque Jesus disse, eu não vim para as pessoas sadias, eu não vim,  o médico não vem para quem está com saúde, o médico existe para quem está doente.

Então são justamente as pessoas carentes, necessitadas, doentes, que precisam de médicos. São os tamanhos das pessoas que estão fragilizadas, ou que a sociedade considera pecadoras, que precisam  da salvação de Jesus. É importante, gente, a gente, cada um, eu e vocês, nós termos essa sensibilidade e essa visão que é a visão de Jesus. Um grande abraço para você,s Deus abençoe um bom final de semana e até amanhã se Deus quiser.