Queridos irmãos e irmãs!
Neste sábado, da quinta semana da páscoa, Jesus continua dizendo para nós as palavras que ele disse aos discípulos e discípulas naquela Última Ceia, João 15, 18 a 21. Ontem ele tinha dado esse encargo do Amor. Agora ele mostra que esse encargo do amor é um caminho oposto ao caminho da sociedade dominante no mundo. E por isso ele diz: "se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro odiou a Mim. Se vocês fossem do mundo o mundo amaria vocês, como pertencendo a ele. Mas como vocês não são do Mundo, Eu Escolhi vocês tirando dessa sociedade do mundo, então é normal que ele odeie”. A perseguição que os discípulos de Jesus sofrem, essa oposição permanente, tem para nós, primeiro um alerta, o alerta de que toda profecia, toda palavra que Deus manda para transformar a sociedade, incomoda. Incomoda, provoca estranheza e provoca reação e a gente tem que aceitar isso. Às vezes é duro, mas tem que aceitar. Eu acho que uma segunda coisa é a gente rever sempre a nossa vida, se nós não caímos na normose. O que é normose? É a doença do ser normal, normal no sentido do comum, todo mundo faz assim, todo mundo é assim, por que é que eu vou ser diferente? E Jesus nos chama a ser diferente. Jesus nos chama a viver de uma forma alternativa, é um novo estilo de vida e esse novo estilo de vida, a gente tem que aderir e a gente tem que aceitar as consequências do fato de que a gente assume isso.
Então é no nome de Jesus, é por Jesus, mas é fundamental que seja uma escolha consciente nossa. E aí sim, como Jesus diz: “o servo não é maior do que o senhor”. Se eles perseguiram a mim vão perseguir vocês.
Quando a gente olha o tipo de religião mesmo, de cristianismo, mesmo que igreja, que está muito bem com o poder, que os impérios se sentem muito confortáveis com eles e a gente vê agora uma relação muito carinhosa até, não é? de Presidentes da República com pastores e pastores com o poder, será que isso é o normal conforme o Evangelho? É isso que este evangelho de hoje nos diz? A Impressão é que não. A impressão é que ele diz, olha se tratando vocês dessa maneira tão boa assim, está tudo ótimo, é sinal de que vocês não estão cumprindo a profecia de Jesus. Então gente Vamos retomar o caminho de Jesus, vamos voltar à aliança Pascal da profecia e vamos viver todo mundo, de mãos dadas, esse ensaio de um Mundo Novo possível , como Jesus pediu. Um grande abraço para vocês, Deus os abençoe, um bom final de semana e até amanhã (João 15, 18 a 21). Marcelo Barros