Queridos irmãos e irmãs!
O evangelho de hoje, Mateus 5, 1 a 12,começa o discurso que Jesus fez na montanha com as bem-aventuranças. É muito interessante o fato de que Jesus subiu a montanha, assim como Moisés subiu ao monte Sinai para dar ao povo a Aliança de Deus contida na Lei. Agora Jesus não dá uma nova lei. Jesus chega no monte, diante de povo ali reunido e os discípulos e o que ele diz é “felizes dos pobres de coração, felizes os que são pequenininhos, que ninguém liga para eles, felizes os que choram”. E o que Jesus está chamando de bem aventurados, felizes? Ele está dizendo que Deus é a honra dessas pessoas que não têm honra perante o mundo, que o mundo não honra , que o mundo não liga, que o mundo não considera com sua dignidade própria e verdadeira e Deus dá essa dignidade a eles. Deus tem uma predileção que faz com os pobres, os pequeninos, os perseguidos, aqueles que estão por baixo, sejam os privilegiados no seu Reino.
É interessante, hoje, a gente ler isso à luz da vida, à luz desse momento que a gente está vivendo, uma multidão de gente desempregada, de gente sem condição de sobrevivência, de gente correndo risco de morrer e o desgoverno brasileiro dá a impressão de que para ele tanto faz. Talvez até seja melhor que morra muita gente mesmo, que são pobres, que é gente de periferia, de favela, e que não importa, a vida não vale nada.
Esses dias agora o Jornal do Commercio reproduziu uma reportagem e que uma senhora de um prefeito de uma cidade do interior, viu o menino, o filhinho de uma empregada doméstica, e o deixou no elevador, sem que o menino pudesse nem ter altura para e nem sabedoria, uma criança, para apertar a tecla para descer e ele ficou preso, quer dizer, ela não está ligando, a vida dele não vale nada, empregado doméstico, ela é patroa. E esse mundo, desse tipo, é o que Jesus veio para dizer NÃO! Não podemos manter. Então gente é muito importante a gente acolher hoje as Bem Aventuranças e nos situar nesse caminho, de subverter todas as estruturas do mundo para esse projeto de Jesus, que é o projeto do Reino de Deus, do reinado divino no mundo, reinado de amor e de justiça. Um bom dia para vocês, um abraço e até amanhã.
,(Mateus 5, 1 a 12). _*Marcelo Barros*_