Queridos irmãos e irmãs,
O evangelho de hoje, começo ou retomada do começo do Evangelho de Marcos, o texto que nós lemos hoje é Marcos 1, 14 a 20. É o comecinho da atividade de Jesus. E Marcos a presença aqui como se fosse num resumo, o projeto de Jesus, o programa de vida dele, E esse programa, literalmente no evangelho, está escrito que Jesus foi para Galileia, a região dos pobres e lá ele anunciou a seguinte boa notícia o tempo está completo, o Reino de Deus está próximo, mudem de vida e acreditem nesta boa nova, nessa boa notícia. Essa notícia, ela tem duas dimensões ou duas atualizações para nós.
O que Jesus traz de novo é uma imagem nova de Deus, quando ele fala em Reino de Deus, quer dizer que Deus governa, que Deus reina, o que ele está dizendo é que Deus tem um projeto para o mundo, que Deus não quer o mundo do jeito que está, que as coisas que acontecem no mundo de hoje ou de qualquer tempo, não são, necessariamente, vontade de Deus. Portanto não é correto a gente dizer, Deus quis assim, Ah isso é a vontade de Deus, porque aconteceu.
Muita coisa acontece que Deus não quer. Isso é a primeira novidade, a primeira coisa que Jesus nos ensina, Deus não quer tudo que acontece, Deus tem um projeto e ele quer que a gente sirva e a gente testemunhe e a gente colabore para que esse projeto dele se realize. E qual é o projeto de Deus? O projeto de Deus é felicidade para todo mundo, paz, vida. Então esse é o projeto de Deus. E é em função disso que o evangelho conta que Jesus, passando a beira do mar da Galileia, e é interessante porque, nos Evangelhos, o mar da Galileia era um lago, mas um lago muito grande,onde eu já estive e que o pessoal considerava um mar. Ele era temido. Tinham tempestade muito fortes, o povo tinha um certo receio, como se fosse assim achar que tinha coisa de mal assombrado.
Então não gostava do mar. E aí junto dessas forças hostis à vida, é diante dessas realidades assim, às vezes consideradas adversárias, que Jesus chama os discípulos, os primeiros discípulos dele, Simão e André, e depois Tiago e João, e ele chama para poder dizer esse projeto. Portanto o discipulado de Jesus, os apóstolos,cristãos, nós todos, somos chamados para que? Não para pregar Doutrina. Não passe religiosos, mas para poder dizer a todo mundo, Deus tem um projeto de vida para todos. Um grande abraço para vocês, Deus abençoe e até amanhã se Deus quiser. (Marcos 1, 14 a 20).