Listen

Description

Queridos irmãos e irmãs!
Começamos uma semana nova, a sexta semana da Páscoa. O evangelho de hoje, São João 15, 26 a 16 Versículo 4, continua as palavras de Jesus, aquele discurso belíssimo, cheio de ternura, de carinho, que disse a seus discípulos e discípulas, logo depois de cear. Ainda na mesa. E aí, no evangelho de hoje, nesse texto de hoje, ele continua falando do Espírito Santo que ele vai nos dar, que ele vai mandar para os seus discípulos e ele diz: “quando vier o defensor que os enviarei, Ele dará testemunho de mim e vocês também darão testemunho porque estão comigo desde o princípio”. O que é ser testemunha? Testemunha é uma palavra de julgamento, de júri, da justiça e de fato nós vivemos num mundo, já na época de Jesus foi assim, hoje certamente mais ainda, em que, de certa maneira, Deus é réu de um julgamento.
É difícil dizer isso, mas eu estou convencido disso, eu estou convencido de que as pessoas que dizem que Deus pode tirar essa epidemia do mundo e, portanto, se Ele não tira é porque não quer e a gente tem que rezar para Ele poder se arrepender do mal que fez e libertar o mundo dessa terrível tragédia que nós estamos vivendo, os cristãos e outras pessoas que dizem isso, estão fazendo um depoimento negativo de Deus, estão acusando Deus e nesse julgamento em que Deus é reu,  Deus é visto como culpado das desgraças que acontecem no mundo, a gente destrói a natureza, quando há uma enchente diz: “é  castigo de Deus” e quando quer se livrar do perigo pede a Deus “me livre do perigo que eu criei, do perigo que eu fabriquei”.  Então é preciso testemunhas e o Espírito Santo é a testemunha de Jesus por quê?  Porque o Espírito Santo testemunha que Deus é amor, que  Ele só pode ser do amor que, só é de Deus o que é do amor, que as pessoas em nome de Jesus e em Nome de Deus pregam ódio, violência, intolerância, não têm nada a ver com Jesus, nem com o Espírito Santo.
Então é preciso que a gente se convença disso e sejamos testemunhas do amor de Deus no mundo, só do amor e o amor que pede justiça, libertação e vida para todo mundo e para  todo o universo. Um grande abraço para vocês, Deus abençoe  e até amanhã (São João 15, 26 a 16, 4). Marcelo Barros