Listen

Description

Queridos irmãos e irmãs,

O evangelho de hoje, Mateus 8, 18 a 22, diz que Jesus vendo uma grande multidão ao redor dele deu aos discípulos a ordem de atravessar para o outro lado do lago. É interessante essa ordem “vamos passar para o outro lado”, porque ela é simbólica. Quando o evangelho de Mateus foi escrito provavelmente significava “vamos além da nossa fronteira judaica”, vamos ser uma igreja pra fora como o Papa Francisco propõe, vamos aos que não são cristão, vamos ao outro, ao de outra cultura, ao de outra forma de ser no mundo. E é muito importante a gente poder viver isso hoje e descobrir qual é a tradução exata, como é que se aplica isso que Jesus disse para os discípulos e diz para nós hoje:”vamos passar para o outro lado”, vamos abrir as fronteiras para uma outra dimensão da vida. E é nesse contexto que o professor da bíblia diz a Jesus: “mestre eu vou lhe seguir pra onde você for”. É uma decisão dele.

E Jesus diz “não é por aí. Não é você que decide me seguir. As raposas têm tocas, os pássaros têm ninhos, eu, o filho do homem, não tenho onde encostar a cabeça. Você não sabe o que está pedindo”. E aí, um outro que era discípulo diz “senhor eu aceito o seu chamado”. E no caso foi Jesus quem o chamou, por isso ele é discípulo. O doutor da lei não tinha sido Jesus que chamou. Tinha sido ele que se apresentou e disse eu vou. 

O discípulo disse “eu vou, eu sigo, mas eu quero primeiro enterrar meu pai”.  E Jesus diz a ele “entre a minha palavra segue-me, nada pode vir antes. Mesmo esse dever dos filhos enterrarem os mortos, você primeiro me siga e aí isso vai ser cumprido”.  É interessante essa palavra porque nós estamos em um momento em que estamos com dificuldade de enterrar os nossos entes queridos que se vão.  É tão duro, é tão desumano, não poder acompanhar uma pessoa que está morrendo, não poder se despedir no velório e a gente está vivendo isso.

Mas o mais importante de tudo é que mesmo nesse contexto a gente segue Jesus e, aí sim, ele nos abre a possibilidade da gente viver a cultura da gente. Um grande abraço a vocês, Deus abençoe e até amanhã, se Deus quiser. E sempre passando além das nossas fronteiras culturais, sexuais, humanas, de todo tipo, Jesus sempre nos chama para ir além. Um grande abraço a vocês. (Mateus 8, 18 a 22, ). _*Marcelo Barros*_