Listen

Description

Queridos irmãos e irmãs,

O  evangelho de hoje, Marcos 2,1 a 12, mostra alguns dias depois, Jesus de novo na cidade de Cafarnaum, onde ele morava, na beira do lago da Galileia, e aí as pessoas descobriram que ele estava em casa e os homens trouxeram para ele um paralítico. É interessante porque é muito simbólico. Ontem a gente ouviu um homem coberto de feridas, leproso, hoje um paralítico, que dizer,  alguém que não pode andar.

E o evangelho conta que não conseguindo chegar até Jesus por causa do povo, da multidão, eles abriram um buraco no telhado e eles fizeram descer a maca com o homem, na frente de Jesus, no meio daquela multidão, do telhado, por cordas.

Os três Evangelhos, Marcos, Lucas e Mateus, fazem alusão a esse episódio, então parece ter sido histórico. E é interessante porque a palavra de Jesus àquele homem, aquele homem que não pediu nada, não falou nada. E um evangelho como de Marcos, diz, quando viu a fé daqueles homens, quer dizer, por ter visto a fé dos que trouxeram, não era a fé do homem, o homem a gente não sabe se tinha, se não tinha, como é que estava, se  estava consciente, se  não estava consciente. Portanto a fé é uma coisa Comunitária, Deus se condói com a fé de uma comunidade, o fato da gente juntos pedir, viver a fé, muda a realidade.

E Jesus diz o que aquele homem? Jesus diz, filho os teus pecados estão perdoados. E isso é uma coisa muito perigosa, porque na sociedade de Jesus, se acreditava que se  alguém estivesse doente, é porque tinha feito alguma coisa de errado e Deus estava castigando.

Então Jesus ao dizer isso pode dar a impressão de que ele está legitimando esse tipo de crença, mas não é. O que está querendo mostrar é outra coisa. Ele está querendo que as pessoas não considerem mais aquele homem como pecador. O que ele está fazendo é reintegrar  pessoas na comunidade. Então tanto que os senhores da lei, os professores e os mestres não falaram nada. O Evangelho não diz que eles saíram dali criticando, mas diz que eles começaram a pensar. Cada um no coração, como é que ele faz isso? Quem é ele para perdoar pecado? Só quem pode perdoar pecado é Deus.

 E Jesus então responde, por que vocês estão pensando mal no coração de vocês? Por que é que vocês são pessoas que olham negativo e ficam sempre olhando o que não presta?

É muito importante a gente ouvir para nós essa palavra. O que é mais fácil, é dizer ao paralítico os teus pecados estão perdoados? Ou é dizer levante, pegue sua cama e ande? Pois bem, para que vocês saibam que um homem, o ser humano, tem na terra o poder de perdoar pecado. E  aí ele foi para o paralítico e disse levante-se e tome a sua cama e vai para casa. E o homem obedeceu literalmente. Fez isso.

Gente eu já comentei aqui no outro momento, que tinha um evangelho  que falava desse jeito, que eu sempre fiquei impressionado com essa história de Jesus mandar o homem tomar a cama e levar para casa. Eu disse, mas gente, o cara acabou de , depois de anos, numa maca, por que Jesus não disse se levante e vá embora? E o cara saiu, deixou a cama ali mesmo.  Não. Jesus disse assuma a sua história, assuma suas paralisias, vá, evolua, mude de vida, mas ao mesmo tempo a partir da sua história, da sua realidade.

A cama é isso, que dizer, você está de pé, mas você não vai esquecer sua fraqueza. E aí gente, tudo junto, perdoar pecado, que é tarefa do ser humano, os evangelhos dizem isso e a Igreja prega nos púlpitos, o filho do homem, que dizer, Jesus, por  tanto, só Jesus pode perdoar pecado...