Queridos irmãos e irmãs!
O evangelho de hoje, Marcos 12, 28 a 34, é um trecho de Jesus em Jerusalém e um dos religiosos pergunta a ele qual é o maior mandamento. A preocupação deles é uma religião de mandamento, quer dizer, como é que eu obedeço, como é que eu sigo? E Jesus não responde. Vocês todo dia têm uma oração que se chama Escuta Israel e nessa oração, baseada no livro Deuteronômio, diz o “Senhor teu Deus é o único senhor, amarás a ele de todo o teu coração, com toda a tua alma e ao teu próximo como a ti mesmo”. Esses dois mandamentos, amar a Deus e amar o irmão, eles formam um mandamento só de Jesus, não estão separados.
Essa solidariedade, esse amor divino manifestado no amor aos irmãos, é que é para nós o caminho da Páscoa e é isso que Jesus pede da gente e é isso que ele nos mostra como viver.
O evangelho de João diz que ele disse mais ainda, “amem-se uns aos outros como eu amo vocês” Quer dizer não é só como você se ama, mas é como Deus ama a gente que a gente tem que amar um ao outro. E esse mandamento Divino do amor é um mandamento de organizar a vida, o mundo, as nossas relações, a partir da convivência e da comunhão. Nós todos somos chamados a isso e é assim que a gente é feliz, é assim que a gente realiza a nossa vocação humana. Deus abençoe a vocês e até amanhã ( Marcos 12, 28 a 34). Marcelo Barros