Listen

Description

Queridos irmãos e irmãs!
O evangelho de hoje, Mateus 9, 32 a 38, levam a Jesus um homem que tem um energia, negativa naquela época dizia que ele estava endemoniado e era mudo. Interessante essa relação entre a pessoa não falar e ser possuído um espírito mal. Jesus expulsou o demônio e o mudo falou. E aí as pessoas ficaram admiradas, mas não evangélico conta que enquanto que as pessoas pobres, os discípulos,  tinham ficado encantado em ver Jesus curar, fazer aquele mudo falar, os homens importantes da Lei, os religiosos, diziam “não, ele está expulsando os demônios com o  poder do chefe dos demônios. Então é interessante a interpretação de uns e de outros. Jesus faz o bem, as pessoas pobres interpretam bem e as pessoas de posse e de religião interpretam mal. Por que interpretam mal? A gente pode pensar que é porque Jesus está tirando um pouco o privilégio que eles tinham em ser  chefes da religião e as pessoas procurarem eles para serem curadas. E Jesus está fazendo isso de graça e está fazendo isso no meio do povo, então eles se sentiam em concorrência, quer dizer,  eles achavam que Jesus estava tirando a freguesia deles.

E o  evangelho conta que Jesus percorria as aldeias, as cidades, ensinando nas sinagogas e anunciando a boa notícia do Reino de Deus e curando as doenças. E compadecia-se, tinha compaixão, sentia amor uterino pelas pessoas, porque elas eram como ovelhas sem pastor.

É muito importante isso como a missão é provocada pela solidariedade, pelo amor solidário. Hoje ainda é assim que Deus quer missão da gente, baseados no amor compassivo, na solidariedade às pessoas que sofrem. É isso que a gente tem que viver, tem que sentir para nós e tem que viver para os outros. Um grande abraço para vocês, Deus abençoe e até amanhã se Deus quiser (Mateus 9, 32 a 38 ). _*Marcelo Barros*_