Listen

Description

União Ibérica (1580-1640)

Período em que as coroas de Portugal e Espanha estiveram unidas em função do fim da Dinastia de Avis em Portugal. A morte de D. Sebastião em 1578 abre uma crise sucessória que acaba com o Rei da Espanha, Filipe II, assumindo o trono Português.

Consequências da União Ibérica

1 – Fim do Tratado de Tordesilhas e expansão territorial dos portugueses na América

Importante: Ação dos Bandeirantes – Os bandeirantes eram os paulistas e tinham como principal atividade o apresamento de nativos para escravização dos mesmos. Os alvos preferidos dos bandeirantes eram as missões jesuítas, uma vez que ali encontravam nativos que já conheciam as formas de trabalho europeia. Tal preferência resultava em confrontos militares com os jesuítas, que buscavam catequisar os povos ameríndios.

Além do apresamento dos nativos, os bandeirantes também buscavam encontrar metais preciosos, o que vai acontecer na região de Minas Gerais e faziam o chamado sertanismo de contrato, um tipo de bandeira em que o bandeirante era contratado para capturar escravizado fugido ou para atacar quilombos.

Os bandeirantes também faziam as monções, que eram expedições de abastecimento para as regiões onde acontecia, em particular, a mineração.

2 – Invasão Holandesa no Brasil

Os holandeses resolvem invadir o Brasil em função de problemas com a Coroa Espanhola, que no contexto de União Ibérica tinha o interesse em controlar toda a cadeia produtiva do açúcar. Desse modo, proíbe os holandeses de continuar participando do negócio do açúcar através do refino e da distribuição.

Tal contexto leva, primeiramente, a independência da Holanda em relação a Espanha em 1581 e, posteriormente, a partir de 1624, a invadir o Brasil através da atuação da Companhia das Índias Ocidentais, uma empresa privada holandesa que tinha o monopólio dos negócios holandeses na América.

As primeiras tentativas de invasão aconteceram em Salvador e foram fracassadas, sendo que em 1630 ocorre a invasão de Pernambuco que, após anos de conflitos, é bem sucedida e dá início ao Brasil Holandês.

2.1 – Administração de Maurício de Nassau

Características:

A mudança na administração da Companhia das Índias e cobrança dos empréstimos feitos aos senhores de engenho, juntamente com a Restauração portuguesa em 1640 (separação da Espanha e o fim da União Ibérica) resulta na Insurreição Pernambucana (1645-1654), quando os holandeses são expulsos do Brasil.

2.2 – Consequência do Brasil Holandês