O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data celebrada mundialmente no dia 09 de agosto e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1995, para expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos, que ainda precisam da manutenção de seus direitos mais básicos.
Dando continuidade a série “Mulheres Visíveis”, e em comemoração do dia internacional dos povos indígenas, decidimos falar de algumas dessas mulheres, vamos trazer neste episódios mulheres da américa latina, inclusive por que em nossas pesquisas, por infelizmente não encontrar muitas mulheres indígenas as quais possuem uma biografia de fato sobre suas vidas, suas lutas, comprovando mais uma vez o quanto os povos indígenas no Brasil, tem um apagamento ainda maior do que suponhamos.
Outra coisa que queremos esclarecer é que que geralmente vamos falar de mulheres já falecidas e que poderiam ser esquecidas, nossa missão neste projeto é visibiliza-las, procurando honrar suas memórias e ancestralidade.
Domitila Barrios Chungara, nasceu na comunidade de Catavi, na Bolívia, em 1937.
Com 10 anos de idade perdeu sua mãe para a exploração do trabalho na mineração, tendo que cuidar das suas cinco irmãs menores, enquanto seu pai trabalhava fora o dia inteiro.
María Dolores Cacuango Quilo nascida em 1881, na província de Pichincha, Equador foi uma ativista e líder indígena que promoveu a luta pelos direitos dos quíchuas e camponeses. Também é considerada uma das figura mais importante no feminismo do XX na esfera latinoamericana.
Redes:
https://linktr.ee/megafone.vozesdelas
Contato: megafone.vozesdelas@gmail.com
Pesquisa: Fernanda Mendes e Débora Monteiro
Roteiro: Fernanda Mendes e Débora Monteiro
Participação: Fernanda Mendes, Dayana Morais e Débora Monteiro.
Edição e arte: Fernanda Mendes.