Listen

Description

Nesse episódio, Gabriel, Igor e Luiz analisam o aspecto social dos processos socioeconômicos, políticos e estruturais do Brasil contemporâneo e as temáticas pertinentes. Essa música compõe a estrutura do PAS 3 e sua matriz de referência. 

Lista cebraspe PAS 3: https://cdn.cebraspe.org.br/pas/arquivos/SELECAODEOBRASPAS32020final.pdf

link para letra: https://www.letras.mus.br/arnaldo-antunes/o-real-resiste/ link para canção: https://www.youtube.com/watch?v=wx_Pd-rpEhc 

Compositores: Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho

Letra de O Real Resiste © Universal Music Publishing Group

referência: https://www.pucrs.br/cultura/evento/o-real-resiste-arnaldo-antunes/ : O novo álbum foi gravado, assim como o anterior, RSTUVXZ, no sítio-estúdio Canto da Coruja, no interior de São Paulo, entre árvores, banhos de lago, cavalos, cachorros, crianças e galinhas. Arranjado com a mesma formação em todas as suas dez faixas (Cézar Mendes no violão de nylon; Daniel Jobim no piano; Dadi na guitarra, baixo, violões de 12 cordas e de nylon, slides e bandolim; Chico Salem na guitarra, banjo e violões de aço e nylon), o disco apresenta uma sonoridade mais uniforme, tecida apenas com piano e instrumentos de cordas (sem bateria, percussão ou programações).

Gravado com os músicos tocando quase sempre juntos, buscando uma identidade original a partir desses poucos elementos, O Real Resiste se diferencia dos últimos trabalhos de Arnaldo, que variavam diferentes gêneros e formações instrumentais em suas faixas. A sonoridade do disco remete a sua fase mais intimista e concentrada nas canções, que resultou em Qualquer (2006) e na turnê registrada em Ao Vivo no Estúdio (2007). Nas palavras de Arnaldo: “Depois de um álbum (RSTUVXZ) em que alternava rocks e sambas, com seus pesos rítmicos característicos, tive vontade de me voltar mais para as canções, num registro sereno, com poucos elementos, mais próximo da maneira como foram compostas ao violão, acentuando as relações entre letra e melodia, saboreando mais as sílabas”.