A semiótica é o estudo da construção de significado, dos sinais e processos de signos e não estamos falando do zodíaco, mas do significado da nossa comunicação.
Parece algo muito longe da realidade, mas a semiótica faz parte da nossa comunicação do dia a dia e ela é fundamental entendermos o Bolsonarismo.
Metáforas, simbolismos, metonímias, alegorias, analogias fazem parte do campo de estudo da semiótica, além dos símbolos não linguísticos.
Vivemos um momento de simbolismos muito fortes. O Bolsonarismo se expressa por meio da desinformação, mas também por broches de arminhas, ternos verdes e amarelos, imitações nazistas, emojis com as bandeiras dos EUA e de ISRAEL.
E se opinião é uma coisa, informação é #outros500 então convidamos o professor Rodrigo Morais, formado em design, pós-graduado em marketing e comunicação publicitária, especialista em semiótica peirceana, mestre em comunicação na contemporaneidade, doutor em tecnologias da inteligência e design digital e pós-doutorando em design e publicidade.
Professor de semiótica, design e criação publicitária.