Listen

Description

Ansiedade
Hoje falaremos sobre ansiedade x falta de ar ou as dificuldades respiratórias ocasionadas por sentimentos de ansiedade, medo e pânico, situações tais como: medo de dentista, de avião, de falar em grupo, em público ou com o chefe, medo de provas e de concursos, de injeção, de dirigir carro, etc.
Em primeiro lugar vamos pensar no SNC que se divide em dois:
1) o sistema simpático que produz noradrenalina - adrenérgico, e que dependendo da intensidade do estresse vai produzir o cortisona;
2) e o sistema parassimpático (acetilcolina e ocitocina, este chamado - hormônio do amor).

Os gânglios do simpático, responsável pela fuga e pelo estresse, ficam na parte superior do tórax, bem no alto, perto do pescoço e da clavícula.
Já os gânglios do parassimpático ficam bem embaixo, no baixo ventre, bem próximo aos genitais e assoalho pélvico.
Quando estamos sob o comando do S. Simpático, isto é em estresse ou em fuga, diante de uma situação de tensão e desconforto, pela qual ficamos tensos e em estado de alerta para prontamente termos uma reação mais agressiva ou uma fuga, a respiração e as batidas cardíacas, + sudorese e outras respostas orgânicas se alteram de imediato!

Portanto quando vc sente medo, pânico e ansiedade, imediatamente vc pára de respirar, vc tranca o assoalho pélvico, tensiona os glúteos e fecha o botão lá, por isso que no ditado popular se diz que fulano não tem “fundilhos” pra enfrentar esta ou aquela situação, podendo inclusive paralisar diante do medo!
O seu cérebro então entra em pane, achando que vc vai morrer, afinal o oxigênio não está entrando!

Por quê na respiração adrenergica da ansiedade (inspiração x expiração) falta o ar?
- Porque diante do estresse, arfando na correria e na pressa, acabamos inalando mais oxigênio do que exalamos, consequentemente na troca da qualidade do ar, ficamos com gás carbônico preso nos pulmões e como não somos plantas, não há espaço para entrar oxigênio, portanto tentamos abrir a boca em forma de canto lírico, numa tentativa em vão de corrigir a dificuldade de respirar, não conseguimos porque não entra oxigênio suficiente, assim sendo, temos que fazer o contrário com a boca, em forma de assobio, exalando o ar, devemos ir soprando, esticando a expiração vagarosamente até o ponto zero, como se fossemos espremer os alvéolos, retirando todo o gás carbônico deles, e aí com espaço no pulmão poderemos voltar à respiração natural.

Então, sempre que vc estiver frente a uma situação de medo ou de pavor, pânico, para se recuperar e produzir a ocitocina do anti estresse e da calmaria, lembre-se de primeiro respirar no baixo ventre como os yogues, os bbs e os cachorrinhos quando estão dormindo e ficam com aquela barriguinha bem soltinha, e em conjunto à respiração, solte as nádegas, relaxe os glúteos que então vc enfrentará e sentirá o medo sim, mas não entrará em pânico! Conceitos teóricos da Psi/Corporal N/M