Listen

Description

“Minha primeira formação foi em Ciências Biológicas. Pertenci à primeira turma de Pós-Graduação em Genética Humana da Universidade de São Paulo, onde defendi Mestrado em 1971 e Doutorado em 1973 sobre “Aconselhamento Genético de famílias com afetados por Distrofia Muscular Progressiva”. Nessa época, o tema de minhas teses foi pensar como transmitir o risco de repetição dessa doença hereditária para as famílias, fardo este, muito pesado. Deparei-me com conflitos conjugais e familiares com os quais não sabia lidar. Casais que acusavam o responsável pela transmissão da doença, a culpa de quem transmitiu o gene, além de casais que desenvolviam mecanismos de negação, apoiados pelos destinos divinos. “Deus quis assim e essa é a nossa cruz”.
Trabalhei em Paris, no Institut de Pathologie Moleculaire e Hôpital des enfants malades, com Dr. Jean Démos, de 1973-1974, e obtive uma bolsa de pós-doutorado do INSERM. Senti que não tinha condições para lidar com esses conflitos. Fiz Psicologia e ao mesmo tempo, formação em Psicanálise de Grupo, pois na época ainda não existia especialização na área de família. Batalhei muito para encontrar minha identidade profissional. Fiz análises didática em psicanálise de grupo, individual e supervisões, que contribuíram para vivenciar e perceber aspectos inconscientes de minha personalidade, para um maior conhecimento de mim mesma e consequentemente, para o desenvolvimento de minha função analítica. Dei aulas no curso de formação em Psicoterapia Analítica de Grupo, no Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares (NESME), no qual coordenei o grupo de psicanálise de casal e família e na PUC-SP (COGEAE), no curso de especialização em Terapia familiar.
Hoje sou psicanalista de casais e famílias e tenho me dedicado à expansão dessa área de especialização em nosso país, na organização de eventos e congressos, publicações, grupos de estudos, além de termos criado a Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF), da qual fui presidente, desde sua fundação em 2017 até maio de 2021..
Fui organizadora e presidente do Congresso da Associação internacional de Psiicnálise de Casal e Família, realizado em São Paulo no ano de 2016.
Dou supervisões para alunos em formação no curso de especialização Poiesis, em Lisboa. Esse foi meu percurso.” Publicações:
Blay Levisky R. (1973) Aconselhamento genético de famílias com Distrofia muscular progressiva In: Genética Humana, org. FrotaPessoa, O. Beçak, W. 2 ed,. Ed. Mec_
Blay Levisky,e Zatz, M. Miopatias hereditárias (1978), Org. Levy, J.A., E. Sarvier,
Blay Levisky, R. Les enfants parlent au nom des parents. (2000)- Le divan familial, Paris.
Blay Levisky, R. Le marriage est-il une menace pour le couple? (2005) Rev. Le divan familial- Paris
Blay Levisky, R.9 (2009) - A traição como meio de comunicação perversa de um casal (2009) - In: Clínica Psicanalítica de Casal e família- Gomes, I. C., ed. Gen Blay Levisky R. Vínculos fanáticos: uma encruzilhda entre o casamento e a religião (2012) -. In:.Diálogos Psicanalíticos sobre Casal e Família Org: Gomes, I.C, Fernandes. M.I. e Blay Levisky, R, Ed. Zagodoni.
Blay Levisky, R. ((2014) - Amores reais e virtuais: estamos falando da mesma coisa? - In :Diálogos psicanalíticos sobre Casal e família: org. Blay Levisky, R. Gomes, I.C. e Fernandes, M.I.,Ed. Zagodoni Ramos, M. Gomes. I. C., Fernandes, M. I., Paiva, M.L., Blay Levisky, R., Brasiliano, B., 2018- Psicanálise de casal e Família: desafios clínicos e ampliações teóricas: ed. Escuta Baly Levisky, R. Expressões da intimidade nos vínculos: interferências da cultura (2017) -Rerv. Id, 63. SBPSP e muito mais