"Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos." Tiago 1.5.
Começaremos uma linda jornada onde observaremos pela ótica de Tiago inúmeros assuntos. Caminharemos e conversaremos sobre fé e ação, tentações e provas, riqueza e pobreza, ouvir e fazer, e que todos devem ter tratamentos iguais... Veremos como ele ressalta a necessidade de se crer em Cristo, porém asseverando que aquele que se rendeu ao senhorio de Cristo deve agir como um verdadeiro pequeno cristo. Abordaremos questões sapienciais em seus escritos, onde ele assegura que a verdadeira sabedoria não é obtida por conhecimentos teológicos, humanísticos ou científicos, mas somente em Deus, e que ela é um dom que procede do Criador...
"Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz." Tiago 3.13-18 - NTLH.
Finalmente que as ações e condutas descrevem o quanto a teoria tem sido valorizada e a práxis, abandonada. Por isso, seremos desafiados por Tiago a avaliarmos nossa postura, bem como a realizarmos uma leitura de nossas experiências de maneira critica reflexiva, e isto, a luz das Escrituras Sagradas.