Listen

Description


Segundo a crença budista, os Dalai Lamas são considerados as manifestações do Bodhisattva (Buda) da Compaixão, que escolheu reencarnar para servir ao povo. Ainda conforme a religião, ele reencarnou 13 vezes desde 1391, quando nasceu o primeiro de seus encarnados. Normalmente, um método antigo é usado para encontrar o novo líder.
A busca começa quando o Dalai Lama anterior morre. Às vezes, ela é baseada em sinais que a encarnação anterior deu antes de morrer.

Uma polêmica envolvendo Dalai Lama chamou atenção nesta segunda-feira (10). O líder espiritual teve de se desculpar após um vídeo em que ele beija uma criança na boca e depois pede para ela “chupar” sua língua, em um evento no norte da Índia.
Em um comunicado divulgado nesta segunda, o escritório do Dalai Lama disse que “deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”, acrescentando que “lamenta” o incidente ocorrido.
“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras”, diz o texto.

Ele estava em um evento com a M3M Foundation, braço filantrópico da imobiliária indiana M3M Group, com sede em Dharamshala, onde o Dalai Lama vive em exílio permanente.
A instituição pontuou que condena “toda forma de abuso infantil”.

Na cultura tibetana, é comum ver os avós idosos não apenas darem um beijinho na boca das crianças pequenas, mas também dar um pequeno doce ou pedaço de comida às crianças diretamente de suas bocas. Esta pode não ser a norma de sua cultura, mas isto é comum. Depois que o avô ou avó da um beijo e um doce, já que não resta nada na boca, nada mais para dar, eles dizem "Ok, agora 'coma minha língua' (não 'chupe', como Sua Santidade disse equivocadamente devido ao seu inglês pouco proficiente). A frase tibetana é "Che le sa". Dizem que como "Eu lhe dei todo o meu amor e os doces, então é isso - tudo o que resta agora é comer minha língua". E é uma brincadeira que as crianças conhecem. Isto não se faz tanto na região de Lhasa (capital do Tibete), mas é mais comum na região de Amdo (onde Sua Santidade nasceu). No entanto, é definitivamente um costume tibetano.

Se formos honestos com nós mesmos, sabemos que quando formamos uma opinião sobre qualquer tema sem considerar os muitos aspectos do contexto em qualquer situação, estamos optando
por manter um grau significativo de ignorância em nosso raciocínio.

Com medo da reencarnação do rei Lang Darma, que tinha a língua preta e era um tirano, os tibetanos passaram a mostrar as suas para provar que não tinham eles o espírito maligno.

Esse costume antigo já não é mais comumente praticado.
É preciso pontuar que o Lama não se contentou em mostrar o órgão gustativo para o garoto, mas pediu que ele o sugasse.

justificar o injustificável sustentam é que o líder espiritual não fala inglês e, portanto, trocou o verbo “see” pelo “suck”. Há, porém vídeo no YouTube em que ele concede entrevista à BBC em inglês fluente, embora com sotaque.

Dizem também que ele está senil, demente, mas se isso for verdade, seus assessores já deveriam tomar providências para evitar aparições em público. Além disso, é no mínimo estranho que alguém reencarnado de Buda esteja com demência.