No Culto Fé desta semana (09/09) aprendemos sobre as diferenças entre um contrato e uma aliança. Primeiramente a pregadora da noite, Sara Camilo, pontuou que ambas são um compromisso que une duas partes através das obrigações por elas estabelecidas.
No contrato as pessoas negociam entre si até chegarem a um acordo, que se torna um compromisso. Ele pode ser quebrado a qualquer momento quando uma das partes. O contrato envolve apenas promessas e tem condições. É necessário que as duas partes estejam agindo conforme acordado.
Na aliança (Is 42:5-7) não há negociação, a parte mais forte oferece à parte mais fraca, que pode aceitar ou rejeitar. Só é necessário que uma das partes esteja disposta a fazer. Não há barganha, é uma decisão, uma entrega pessoal. Ela é um juramento e não pode ser quebrada.
Deus fez uma aliança com Abraão, por isso houve juramento (Hb 6:13-14) e Jesus se tornou a nossa aliança e o nosso mediador (Jo 1:12). A aliança de Deus conosco é desde a fundação do mundo, ela é eterna e não tem como ser quebrada, pois foi fundada em Cristo Jesus (Ap 13:8, Jo 19:30). Hoje temos acesso ao santo dos santos por causa do sangue de Jesus (Hb 9:11,12).