“Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,
então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.” Provérbios 2:4-6
Este capítulo descreve os frutos produzidos pela busca de sabedoria e juntam-se aos conceitos de sabedoria e conhecimento de Deus com mais propriedade.
Vemos em Provérbios 2 que mesmo estando à disposição de todos, para se ter sabedoria é preciso buscá-la, como se busca algo precioso, como a tesouros escondidos, como a prata.
Ou seja, a sabedoria exige interesse, dedicação e tempo de quem a procura.
Em seguida, ela apresenta os benefícios para a vida de quem a encontra.
O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria, e a sabedoria é usar o conhecimento para os melhores propósitos. É olhar para a vida com os olhos de Deus e agir da mesma maneira que Deus age.
Só os sábios têm discernimento para separar o precioso do vil.
Só os sábios abominam o mal e amam o bem.
Só os sábios discernem o perigo do pecado por trás das propostas sedutoras e vantajosas do prazer imediato.
Aqueles que rejeitam as vantagens imediatas dos prazeres desta vida por causa do temor ao Senhor encontram o verdadeiro conhecimento de Deus.
Esse conhecimento não é apenas intelectual, mas, sobretudo, relacional.
Conhecer Deus é amá-lo, andar com ele e viver para a sua glória. Muitos conhecem a respeito de Deus, mas não têm intimidade com Deus. Têm a luz da verdade na mente, mas não se deleitam nela.
O conhecimento de Deus é a própria essência da vida eterna. Conhecer Deus é o que faremos não só em nossa jornada histórica, mas, também, por todo o desdobrar da eternidade.
Como Deus é inesgotável em seu ser, conheceremos Deus mais e mais, sem nunca esgotar esse conhecimento. Teremos nele todo o nosso prazer pelas eras sem fim.
Desfrute desta reflexão, na presença do Senhor! ❤️❤️❤️