Listen

Description

Sempre achei que o tópico mais importante deste capítulo era a travessia do Jordão, que de fato é uma maravilha. Mas precisamos perceber o lugar relevante da Arca da Aliança neste texto e nos capítulos a seguir.

Mas, o que há de tão importante acerca da Arca? Ela representava a pessoa e promessas de Deus.

Apontava para o fato de que, ao sair para atravessar o Jordão, invadir e possuir a terra, o povo de Israel não deveria basear-se na sua própria força, mas sim na de Deus, já que Ele mesmo seguia diante deles como fonte de vitória.

No versículo 5, Josué ordena às pessoas que se santifiquem, em concordância com as maravilhas que Deus realizaria entre elas no dia seguinte.

Mas o que significa a palavra “santificar”?

“Santificar” corresponde ao hebraico qadash, podendo significar “ser santificado, posto à parte, consagrado” ou “consagrar, pôr à parte, preparar, dedicar”.

Mas aqui aparece no seu radical reflexivo hithpael, que significa “consagrai-vos, ponde-vos à parte, preparai-vos”. Este radical assinala a nossa responsabilidade pessoal.

Quando existe uma falta de santificação através da confissão para profanação do pecado, junto com o compromisso relativo ao propósito de Deus para as nossas vidas no serviço ou ministério, criamos obstáculos ao poder de Deus.

Pense nisso na companhia do Espírito Santo, o único que pode te santificar. ❤️❤️❤️