Listen

Description

Em Provérbios 30 percebemos uma estrutura um pouco diferente dos demais. São palavras de Agur, e aqui ele nos apresenta cinco grupos de quatro coisas, com características bem distintas.

O que se percebe, é que além de observador, Agur procurou a sabedoria em cada uma de suas citações, e eu aprendo muito com isso.

Gosto de observar os vários elementos que compõem a nossa vida para encontrar a revelação da sabedoria e do conhecimento de Deus em cada uma delas.

O texto expressa dois desejos do escritor antes de morrer: o primeiro é ser livre da falsidade e da mentira, e o segundo é não profanar o nome de Deus, seja pela riqueza, seja pela pobreza.

Os dois pedidos, que convergem num só alvo, dizem respeito ao caráter e às circunstâncias que são um perigo para nossa vida.

O autor demonstra humildade ao pedir livramento da tentação. Sabe que não consegue lidar com essas ameaças com as próprias forças.

A reflexão sobre a ganância insaciável está também presente neste capítulo. Pode ser ilustrada pela sanguessuga, cujas filhas gêmeas são feitas da mesma matéria que compõe a mãe – o sangue de outras pessoas. Ela chupa seu sangue e nunca se farta.

Ouça o Devocional e desfrute dessas reflexões na presença do Senhor. ❤️❤️❤️