Já pensou em conseguir uma vaga no Ensino Superior em etapas, sem a pressão de ter que conquistar o melhor desempenho em apenas um dia de vestibular? Pois com o chamado “vestibular seriado” você tem essa oportunidade. Através desse método de seleção os estudantes tem condições de “parcelar” a pressão do vestibular tradicional e garantir um melhor resultado.
Integrado ao Ensino Médio, o vestibular seriado é dividido em 3 etapas possibilitando aos estudantes maiores condições de preparação para a disputa de uma vaga no Ensino Superior.
Na maioria das universidades, os conteúdos não são cumulativos, ou seja, a cada ano o vestibulando é testado apenas pelo conteúdo das matérias estudadas naquela série. Por outro lado, existem instituições que optam pelo acúmulo de conteúdo. Dessa forma, na segunda etapa, o candidato responde questões sobre assuntos ministrados na 1ª e 2ª série e, na última fase, são aplicadas perguntas sobre todo o Ensino Médio.
As inscrições para realização de cada etapa são feitas anualmente, contudo, a escolha do curso de graduação só acontece no terceiro ano do processo seriado, ou seja, na 3ª etapa. Em algumas instituições, pesos diferentes são estabelecidos por etapa. Em outras, as notas de cada fase são somadas para se chegar à média final. Já a quantidade de vagas costuma ser definida preliminarmente pela instituição. Quer saber como conquistar uma vaga na universidade através do vestibular seriado? O tá na sala de hoje vai te ajudar. Puxe uma cadeira que a aula já vai começar!