Essa conversa com o Embaixador Marcos Caramuru vem preencher uma lacuna do Spincast. Não é possível tratar dos grandes desafios brasileiros sem entender a China e sua relação conosco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Marcos estudou esse país, serviu lá e vive lá. Domina o conhecimento formal da operação da economia, das complexas estruturas políticas e, sobretudo, se interessa por conhecer o comportamento da sociedade chinesa. Me pareceu a pessoa certa para entrar no assunto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para o Embaixador Caramuru, se o objetivo é manter relacionamentos fecundos com os chineses, é necessário ir além dos livros e dos interesses econômicos imediatos. É preciso sentir os chineses e o que importa para eles. Segundo aprendi na conversa, lá, a harmonia precede em importância a verdade. E a amizade é o fio condutor dos negócios. Quem imagina relacionamentos autômatos, como é a fantasia de um país comunista hiper regrado, vai levar um choque. Na China, as super estruturas conhecidas se mantém lado a lado com a relações interpessoais, em um dualismo artesanal de relações humanas determinantes, mas pouco conhecidas por quem não conhece a China. Relações humanas, via de regra, pouco reconhecidas no objetivismo impessoal da sociedade ocidental contemporânea.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Temos muito a aprender sobre essa potência que, tudo indica, logo será a grande potência hegemônica do planeta.