Listen

Description

A ciência que tanto melhora, avança e salva nossas vidas está em um momento em que precisa ser salva. E são profissionais cientistas, armados apenas com seu conhecimento, geralmente doando seu tempo livre (que nem é muito) que estão na linha de frente dessa batalha.

Para mim que sou jogador de RPG, eu vejo que o divulgador científico é igual a um aventureiro. Está em uma jornada contra muitos monstros e desafios. Munido apenas de sua curiosidade, paixão e a própria ciência, ele enfrenta os mais diversos monstros como Trolls e Haters, e encara várias feitiçarias e maldições como as Fake News e a desinformação.

Com tanto caminho para divulgar a ciência, iremos aprender nesse nosso último episódio do ano que assim como nas diversas áreas que passamos nessa nossa jornada, o Comunicador (ou Divulgador) Científico tem seus métodos, muitas vezes visando em fidelizar sua audiência, e não virar meme viralizar. Iremos descobrir a importância de estar presente, ser representatividade como forma de resistência.

Nesse episódio especial sobre Divulgação Científica apresentamos uma conversa incrível onde fui mediador da mesa redonda “Comunicação Científica na Pandemia” do I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFMS. Nesta mesa mais incrível, tivemos a presença especialíssima da Paula Pimenta (jornalismo UFMS), da Dra. Miriam Perilli (Pesquisadora IPE, e podcaster do Desabraçando Árvores) e da Marina Monteiro (pesquisdora da UNESP e podcaster do Dragões de Garagem), além de alguns highlights do Dr. André Mazini (UEMS).

Foi uma experiência incrível que merece ser compartilhada, por isso, aumenta o volume, ajeita os fones e vamos para nosso último episódio de 2020 do Ciência de A a Z

-------------

UFMS - https://www.ufms.br/

Mídia Ciência - https://www.instagram.com/midiaciencia/

Desabraçando Árvores - https://www.desabrace.com.br/

Dragões de Garagem - https://dragoesdegaragem.com/

-------------

Ajude um Cientista!

Quer contribuir com esse projeto, e ajudar um cientista a desenvolver suas pesquisas?

Você pode contribuir a partir de R$ 1,00 por mês. É só acessar www.padrim.com.br/ciencia e nos ajudar. Todo valor arrecadado é investido nos projetos de mestrado e doutorado do Laboratório Mapinguari (www.diegojsantana.weebly.com). Sua contribuição irá afetar diretamente a vida desses cientistas e da própria ciência sendo feita no Brasil.

Muito Obrigado!

-------------

Nos sigam nas redes sociais

Twitter: twitter.com/CienciaAZ @CienciaAZ

Instagram: www.instagram.com/cienciaaz/ @cienciaaz

Facebook: www.facebook.com/cienciadeaaz/