“Passa banha de jiboia pra sarar o machucado”. “Carne de paca é a mais gostosa”. “Chá de Santa-Maria é bom pra acabar com os vermes”.
Se você já teve contato com alguém mais velho, ou mesmo com alguém que vive em comunidades tradicionais, já escutou frases e indicações desse tipo. O ser humano sempre utilizou seres vivos para se beneficiar de alguma forma. Como fontes de proteína, remédios, magia ou uma benzida. E não por menos, a curiosidade humana em seus diversos saberes tem uma ciência dedicada a estudar essa relação entre as sociedades humanas e os seres vivos do seu ambiente, a Etnobiologia.
E para aprendermos sobre essa ciência fascinante, que nos coloca mais uma vez como o objeto estudado dentro de um contexto também cultural, a doutoranda Franciany G. Braga Pereira da Universidade Federal da Paraíba, e o Dr. Hugo Fernandes Ferreira da Universidade Estadual do Ceará conversaram com a gente, dividindo, além do seu fenomenal conhecimento dessa ciência, muito casos e histórias. Vamos juntos então aprender sobre a Etnobiologia.
_______________
AJUDE UM CIENTISTA!
Quer contribuir com esse projeto, e ajudar um cientista a desenvolver suas pesquisas?
Você pode contribuir a partir de R$ 1,00 por mês. É só acessar www.padrim.com.br/ciencia e nos ajudar. Todo valor arrecadado é investido nos projetos de mestrado e doutorado do Laboratório Mapinguari (www.diegojsantana.weebly.com). Sua contribuição irá afetar diretamente a vida desses cientistas e da própria ciência sendo feita no Brasil.
Muito Obrigado!
_______________
Nos siga nas redes sociais
Twitter: https://twitter.com/CienciaAZ @CienciaAZ
Instagram: https://www.instagram.com/cienciaaz/ @cienciaaz
Facebook: https://www.facebook.com/cienciadeaaz/