Em 1908, o sambista João da Baiana foi parado por policiais simplesmente porque estava com seu pandeiro na mão.O instrumento foi apreendido como prova da "vadiagem" do compositor. Sim, o samba já foi associado à vadiagem e, depois deste episódio, o senador José Gomes Pinheiro deu um novo pandeiro para João, com a seguinte dedicatória: "A minha admiração, João da Baiana — Senador Pinheiro Machado". A partir de então, quando era parado por policiais, o músico mostrava o instrumento com a assinatura do senador, que funcionava como um salvo-conduto. No episódio de hoje, teremos como ponto de partida a criminalização do samba, que, hoje, é considerado patrimônio cultural.
————————————————————————
João Netto é comunicador, diretor de criação, redator, pesquisador e UX Writer com mais de 17 anos de experiência. Criador do projeto @TinhaQueSerPretooficial, com o qual faz resgate da história de personalidades pretas brasileiras apagadas dos livros de história. João também realiza cursos e palestras de letramento racial em escolas e empresas públicas e privadas.Também presta consultoria de letramento racial e é membro do Conselho de Igualdade e Diversidade Racial do Distrito Federal desde 2020.
https://www.instagram.com/tinhaqueserpretooficial/
Beta Araujo é mestre em direito, pós-graduada em história e cultura afro-brasileira, criminalista, membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB Barra da Tijuca, pesquisadora, autora de “Machado de Assis abolicionista”, responsável pelo grupo de estudos “Pensando questões de raça e gênero.
https://www.instagram.com/justa.causa/
Identidade musical e edição : JAHZ music
https://www.instagram.com/jahzmusic/
https://www.youtube.com/c/JAHZmusic
Vai ser ótimo ter você conosco!
Ah, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e de apoiar o nosso projeto no Apoia-se!