Eai, gurix! No episódio dessa semana a gente conversa sobre Masculinidade Negra e como o que nos é vendido como masculinidade não abrange as subjetividades de uma vida negra.
Marcada por uma vivência de esteriótipos, virilidade e violência, homens negros refletem sobre o que realmente é ser um homem em uma sociedade que não considera negros pessoas.
Para, além disso, se percebem como alguém que constrói suas próprias narrativas em um contexto genocida e colonialista, em confluência com uma comunidade negra e sendo parte do todo, analisam o quanto são matrigestores do afrofuturo.
Homens negros são muito mais do que é retratado nas telenovelas, nos jornais e clipes!!
Para entender sobre como essa masculinidade ocidental não da conta de atender as vidas negras, mas de certa forma é reproduzida por homens negros chamamos o João Luis Marques (@joaomarques.psi ) que é estudante de psicologia e reflete sobre masculinidade em suas redes sociais e o poeta, modelo e desenvolvedor de jogos, Marcelo froes (@o.froes ), que faz parte de um grupo de masculinidade negra gaúcho.
Lembrando que esse podcast é um espaço de escuta, acolhimento e uma rede de pessoas que se comunicam de forma responsável. Nos siga nas redes sociais (@baahgurix) passe adiante tudo que ouviu aqui.