No Resenha 107 de sexta-feira (22), conversamos com uma das referências culturais e artísticas da nossa região. O nosso convidado é diretor, dramaturgo e professor de teatro com graduação e mestrado pela UniRio.
Em 27 anos de carreira, Portella escreveu 8 peças e dirigiu mais de 20 espetáculos profissionais, entre eles As Crianças (em 2019), Insetos (em 2018), Alice Mandou Um Beijo (em 2016), Antes da Chuva (em 2014) e Tom na Fazenda (em 2017).
O espetáculo Tom na Fazenda conquistou os prêmios de Melhor Espetáculo Estrangeiro pela Associação de Críticos de Montreal (Canadá), Melhor Espetáculo pela Associação Paulista dos Críticos de Artes e Associação dos Produtores de Teatro, Rio de Janeiro. Além disso, a peça lhe rendeu os prêmios Shell, Cesgranrio e Botequim Cultural de Melhor Direção em 2018.
Seu último espetáculo As Crianças também lhe rendeu o Prêmio Cesgranrio e Associação dos Produtores de Teatro, de Melhor Direção em 2020.
Portella foi o preparador de elenco da série Aruanas da TV Globo. Seus últimos trabalhos foram assistidos nos maiores festivais de teatro do país, percorreram todas as capitais brasileiras e circularam por mais de 90 cidades no Brasil, Argentina, Equador, Chile, Alemanha e Canadá.