(For the English version of this episode, look for the #116 - How to Live by Faith Amid Darkness).
Se parece que suas orações não são ouvidas, que sua vida espiritual está estéril, sem vida, que Deus não liga para você, ou mesmo que ele não tem amor por você, então este podcast é para você.
Neste podcast você vai descobrir como como exercer fé em meio às trevas, a discernir entre fé e sentimento, porque eles são distintos. Vai descobrir também que fé, para ser genuína, não requer que haja um sentimento correspondente; que é exatamente quando o sentimento está ausente que somos chamados a exercitar a fé. Saiba como não avaliar sua fé através dos sentimentos (o que pode ser muito enganador).
Saiba como não depender dos sentimentos em sua experiencia religiosa. Você verá também que bons sentimentos não significam necessariamente a aprovação de Deus, e que o contrário também é verdadeiro. E, afinal, quais são as evidencias de que você está vivendo pela fé?
Esta mensagem foi apresentada à Igreja Brasileira de Washington (BR1), em 9 de janeiro de 2021, e é baseada em Heb. 11:1-3, 2 Cor. 4:16-18, Mat. 7:24-27, e Testemuhos, vol. 1, pag. 167, de Ellen G. White:
"O povo de Deus precisa agir com sensatez. Não deveriam ficar satisfeitos até que cada pecado conhecido seja confessado; então é seu privilégio e dever crer que Jesus os aceita. Não devem esperar que outros dissipem as trevas e obtenham para eles a vitória. Essa satisfação dura apenas até o encerramento das reuniões. Mas Deus deve ser servido por princípio e não por sentimentos. De manhã e à noite, ganhem a vitória nas próprias famílias. Que nenhum trabalho diário os afastem disso. Tomem tempo para orar, e quando estiverem orando, creiam que Deus os ouve. Misturem suas orações com fé. Nem sempre vocês obterão resposta imediata, mas é aí que a fé deve prevalecer. Vocês são provados para ver se confiarão em Deus, e se possuem fé viva e inabalável. “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” 1 Tessalonicenses 5:24. Andem pela estreita prancha da fé. Confiem em todas as promessas do Senhor. Confiem em Deus quando em meio às trevas. Esse é o tempo de exercer fé. Mas vocês permitem que os sentimentos os governem. Olham para os merecimentos próprios quando não se sentem confortados pelo Espírito de Deus, e se desesperam porque não os possuem. Não confiam o suficiente em Jesus, o precioso Jesus. Não fazem com que Seus méritos sejam absolutos. O melhor que vocês podem fazer não merecem o favor de Deus. São os méritos de Cristo que os salvarão, Seu sangue é que os purificará. Mas vocês têm algo por fazer. Devem fazer o que lhes for possível de sua parte. Sejam zelosos e arrependam-se; então creiam.
Não confundam fé com sentimentos. Eles são diferentes entre si. Cabe-nos exercitar fé. Creiam, creiam. Que a fé de vocês se apodere das bênçãos e elas lhes pertencerão. Os sentimentos nada têm a ver com a fé. Quando a fé atrai a bênção ao coração e vocês nela se regozijam, isso já não é mais fé, mas sentimento." T1 167.1-T1 167.2