Listen

Description

Vocês devem lembrar da personagem Tieta de Jorge Amado. Nossa cirandeira vem lá do Pará, mas hoje mora na terra de sua grande inspiração. Vamos cirandar pelas bandas da Bahia, de onde vem Tieta, em Salvador especificamente, onde reside Symmy Larrat. Uma travesti de 42 anos que há anos luta para que as Tietas - como ela chama as mulheres travestis - existentes no Brasil possam encontrar o seu lugar ao sol da liberdade e da democracia.
Symmy é presidenTRA da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), que existe desde a década de 90. Foi a partir da luta dessa organização e de outros movimentos sociais que tivemos alguns avanços nas políticas públicas específicas à população LGBT+, como o casamento homoafetivo, por exemplo.
Mas qual a situação desta população em meio a pandemia do coronavírus, o que as travestis e transexuais  têm feito para se proteger não só da covid-19, mas também de famílias conservadoras em meio ao isolamento social e de um Estado que publiciza diariamente sua aversão e perseguição a este grupo social?
Eta, eta, eta, eta vem cirandar sob os olhos de tieta?
Produção e Apresentação: Joana Suarez e Raquel Baster.
Edição de som: Júnior Niquini.

*Esse episódio teve o apoio do Meedan e da ONG Artigo 19.

Links relacionados:
https://www.abglt.org
https://medium.com/@brunagbenevides/a-transfobia-por-tr%C3%A1s-do-uso-do-faceapp-b1e008e2efc
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/19/internacional/1553026147_774690.html
Relatório Homofobia Patrocinada pelo Estado 2019: https://ilga.org/ilga-launches-state-sponsored-homophobia-2019
https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-01/brasil-registra-124-assassinatos-de-pessoas-transgenero-em-2019
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-06/supremo-decide-criminalizar-homofobia-como-forma-de-racismo