Também conhecida como a festa das luzes, é uma época de celebração e de comemoração de grandes vitórias diante de grandes guerras, onde relembramos o cuidado do Senhor. É um tempo que nos lembra que, como cristãos, devemos nos posicionar e lutar pelo que é correto. Diante de todo posicionamento, podem surgir grandes lutas, e ainda que pareçamos tão pequenos, devemos confiar em Deus e buscá-Lo diante das dificuldades, Ele pode trazer conforto e dar novas estratégias, habilidade e força para guerrearmos e vencermos. Porque toda guerra que travamos, no fim, se transformará em festa!
Este também é um tempo de dedicação, onde precisamos limpar e organizar nosso ser. O povo judeu, assim como nos foi ensinado, sabia que devia, e queria dedicar novamente o templo de Deus a Ele, mas o local estava uma bagunça e desordem; eles precisaram limpar e preparar todo o templo para que a presença do Senhor pudesse habitá-lo novamente. Hoje nós somos o templo de Cristo, e é nosso dever, organizar nossa vida; precisamos nos preparar para o Senhor, e isso só é possível através do arrependimento. Que é mais um dos ensinamentos; é um tempo de arrependimento, onde paramos para nos consagrarmos e verdadeiramente mudarmos, dando liberdade para o Senhor agir e habitar em nossas vidas.
Além disso, há um grande significado na Menorah. O povo precisava de óleo no templo para acender a vela, que representa a Cristo, a Luz do mundo. Mas eles não tinham óleo suficiente que durasse até o fim da festa, que era comemorada durante 8 dias. Ainda assim, eles acenderam a vela, e o Senhor fez com que a chama não se apagasse e continuasse a queimar pelo tempo que eles precisavam; o Senhor não esqueceu dos seus filhos. E este óleo representa o Espírito Santo em nós; quando somos cheios, queimamos por ele de forma contínua e incessante, temos força para lutar batalhas e verdadeiramente somos capazes de nos arrepender e nos dedicarmos ao Senhor.