Listen

Description

feat Ana Clara, Danilo Galindo e Davi Ayres

A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O ser humano sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.

Além do significado do dicionário, podemos definir felicidade em duas condições diferentes: uma externa e outra interna. A felicidade externa nos leva a buscar para além de si mesmo a expectativa de encontrar conquistas fora da sua pessoa, como a conquista de um bem, uma promoção no trabalho e a diminuição dos maus momentos da vida. Já a felicidade interna, é baseada no amor próprio, compaixão e autoestima.

Em resumo, psicologicamente falando, a felicidade é um combustível potente para seguirmos o nosso objetivo e o nosso propósito. Não é o destino, nem o ponto final, mas sim momentos presentes no percurso e na estrada da vida, e equilibrar a nossa sensação de ser feliz com aspectos internos e externos, e reconhecê-los, é o grande desafio.

Mas afinal, e na vida real? Quais são as pequenas alegrias que trazem felicidade? Quais são os sofrimentos necessários e abusivos para sermos felizes?