“A liberdade que nos faz viver pelo Espírito”
Graça e Paz, Amada Igreja!
Como estão?
A reflexão de hoje está baseada em Gálatas 5 e tem como título “A liberdade que nos faz viver pelo Espírito”.
Paulo inicia este capítulo relembrando aos crentes Gálatas que Cristo nos libertou para que sejamos de fato livres (v.1), mas os adverte que essa liberdade não pode ser pretexto para a prática do pecado. Sendo libertos em Cristo, a vida deve ser guiada e dirigida pelo Espírito.
Mas o que significa viver pelo Espírito? Paulo instrui aos crentes Gálatas a andar pelo Espírito não satisfazendo os desejos da carne (v.16), a explicação é de certa forma direta, Paulo diz que a o que a carne deseja é contrário ao que o Espírito deseja e aquele que é dirigido pelo Espírito não está sob o jugo da condenação pela carne.
Andar pelo Espírito é andar pela Fé e isso nos proporciona alguns frutos que podemos colher e carregar em nossa vida, então veja: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Com certeza se detalhadamente em nossa vida vivemos e andamos pelo Espírito, tenha a certeza teremos frutos de cada citação.
TImothy Keller, resume de forma categórica o motivo de Paulo ter citado cada característica de quem anda no Espírito como fruto e nós podemos compreender: “Somos salvos pela fé, não por darmos frutos; mas não somos salvos por uma fé infrutífera.”
Portanto, nós precisamos exercer a nossa fé a fim de produzir fruto e desfrutar da liberdade em Cristo exclusivamente para andar no Espírito sem dar espaço aos desejos da carne.
Um desafio, não é? Mas prossigamos para o alvo que o Senhor Jesus estará conosco!
Que Deus nos abençoe!
Forte abraço!
Texto: Vinícius Rocha
Narração: Jediane Munhóz