Listen

Description

Assim, sua alma apegou-se a Diná, filha de Jacó, e, amando a moça, falou-lhe ao coração. 4 Então Siquém disse a seu pai Hamor: Consegue-me esta moça por mulher. Gênesis 34:3,4.

Olá gente querida. Tudo em paz? Deus abençoe que sim!

34 - A REVERBERAÇÃO DOS ATOS (Gênesis 34:3,4)

Uma porção pesada e sanguinária digna de um filme de Quentin Tarantino. Siquém filho de Hamor violenta Dina filha de Jacó, mas acaba por se apaixonar sinceramente por ela. Tomados pelo ódio, os filhos de Jacó planejam acabar com a vida daqueles que desonraram sua irmã. Encenam um teatro diante Hamor e Siquém para dar cabo do seu plano. Neste cenário cabe poucas palavras, creio que uma aplicação possível é lembrar, sempre que algo começa errado, deixa suas sequelas e raramente se saí ileso. Apesar do sentimento nobre de Siquém, ele começou dando vazão aos seus desejos insanos e pagou caro por isso, aliás, pagou e fez seu povo pagar.

Deus é um Deus de processos. Não adianta querer colocar o carro antes dos bois que isso trará prejuízos a curto, médio ou longo prazo, para sua vida e para aqueles que te cercam. Todos os heveus homens morreram e animais e mulheres foram escravizados por conta da desonra de um homem da terra. Não se esqueça, você não é uma ilha, o que você faz reverbera na vida do teu semelhante. Por mais que muitos, especialmente adolescentes e jovens afirmem que “não dá nada”, “deixe eu seguir meu caminho”, “problema é meu” sempre “dá algo” sim, o “seu caminho” cruza com quem te ama, o “seu problema” costuma se tornar o nosso como responsáveis! São pais, amigos que acabam por lamentar suas inconsequências e muitas vezes são os que precisam pagar por elas em seu lugar. Dê ouvidos aos que te amam e seja sábio. 

Essa é mais uma mensagem com amor ao seu coração em nome de Jesus!

Texto e narração: Anderson S. Castro.