Olá, Amada Igreja!
Tudo bem?
A meditação de hoje está baseada em Gênesis 30 e tem como título “A Soberania de Deus em nosso desespero”.
O capítulo começa com uma frase de angústia de Raquel por inveja de sua irmã Lia, dizendo a Jacó:
“Dê-me filhos ou morrerei!” (v. 1b)
Jacó, no entanto, reconhece a soberania de Deus e sua incapacidade de realizar a vontade de sua esposa pelo fato de Raquel ser estéril. Jacó sabia que a vida estava sob as mãos do Senhor e era Ele quem poderia abrir e fechar o ventre de uma mulher.
Com isso, Raquel e Jacó recorrem a uma prática em que na época era comum, onde dava-se a concubina para ter filhos com o esposo e assim tornaria filho legítimo de Raquel e Jacó.
Fica claro que Jacó e Raquel optaram por resolver o problema da esterilidade dando o seu próprio “jeitinho” para resolver a situação. Até que, o Senhor tem misericórdia de Raquel e a torna fértil, dando a luz a José (v. 27-36).
Esse episódio desta família nos deixa um entendimento muito claro. Quando temos a angústia e o desespero de conquistar algo em nossa vida, somos capazes de fazer o que for preciso do nosso jeito para poder concretizar. No entanto, a Soberania de Deus vai além da nossa compreensão.
Talvez, se Raquel e Jacó tivessem de fato confiado na vontade do Senhor este cenário poderia ter sido diferente, mas o Senhor é misericordioso e teve compaixão de Raquel. Assim como tem compaixão de nossas vidas, fazendo com que nossas vidas voltem a confiar na vontade e na soberania do Senhor.
Que tal orar agora e entregar os desejos do seu coração ao Senhor e confiar em sua Soberania?
Que Deus nos abençõe!
Forte Abraço!
Texto e Narração: Min. Vinícius Rocha