Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela (Lucas 19:41)
Olá gente amada! Vocês estão bem? Espero que sim!
AS LÁGRIMAS DE JESUS...(Lucas 19:41)
Analisando esse capítulo todo ele nos leva a refletir e identificar o motivo das lágrimas do Senhor. Ao contemplar a carência de um publicano procurando vê-lo em cima de uma árvore, Jesus deseja ministrar em sua vida e os religiosos que deveriam ser os entusiastas com tal possibilidade de transformação, o reprovam, afinal só conseguiram ver que ele está sendo hospedado por um pecador. Caso Cristo tivesse dado ouvido a eles logo:
Ele não teria ceado na casa de Zaqueu, o perfume santo da Glória de Deus não teria impregnado aquele ambiente,
Zaqueu não teria se quebrantado,
Vários pobres teriam ficado sem provisão, fruto da oferta que ele saiu distribuindo
Ali não teria sido revelado um filho de Abraão, não haveria sentido em dizer:
Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". Lucas 19:10
A seguir, Jesus ministra sobre os trabalhadores do reino, como se a nação de Israel fosse aquela que guardou sua mina, moeda de ouro que correspondia a cem dias de trabalho. Israel guardou seu talento e agora o Rei voltou para receber seus frutos, o que ela tem para apresentar?
Quando está para entrar em Jerusalém novamente é criticado por aqueles que ao verem às crianças o adorar, não sabendo de quem se tratava e nem mesmo sem desejar lembrar das profecias, o reprovam por sua ignorância.
Ao olhar para Jerusalém às lágrimas vem à tona, mostrando o lado humano latente do Senhor que se une a sua criação na dor do lamento.
Jesus sabia que aquele era o ultimato final ao povo da aliança. Mas ao entrar e ir até o templo, cambistas tomam o pátio dos gentios, mostrando assim o total descompromisso como nação com sua missão profética. Sim, às lágrimas de Jesus anunciam o fim de Jerusalém, o fim da cidade cujo nome significa “ A paz habita em você”. Não mais!
Mas, às lágrimas, às injustiças, a morte e o Cordeiro foram transformados em graça da qual podemos desfrutar. Graça gerada pelo justo de Deus em favor dos injustos e pecadores.
É tempo de refletir, é tempo de lembrar das lágrimas do Senhor e em gratidão, provocar um sorriso nos lábios do Mestre através da nossa obediência e iluminando corações para sua Glória e alegria das famílias da terra.
Essa é uma mensagem com amor ao seu coração em nome de Jesus!
Texto e Narração: Anderson S. Castro.