Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito e não esperaram para saber o seu plano. Salmos 106:13
BOA MEMÓRIA, CAMINHO DA VITÓRIA (Salmos 106:13)
Como é importante na vida cristã exercitar a memória, é um hábito proveitoso em vários aspectos. Tanto para relembrar de caminhos acidentados, e evitá-los, quando para ser grato pelos caminhos aplanados e firmar-se neles. O Salmo 103:2 afirma:
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” Salmos 103:2. Não podemos de fato esquecer, pois, na reflexão deste salmo fica claro que o grande problema vivenciado pelo povo de Deus foi o esquecimento das bênçãos já derramadas pelo Senhor em sua história. Não é a toa que a escritoria e historiadora Emília Viotti da Costa afirmou:
"Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado."
De fato foi assim com o povo de Israel e é assim conosco também, se não meditarmos nas escrituras, analisando a vida dos nossos irmãos do passado, vigiarmos para não cometer os mesmos erros, buscarmos a comunhão e nos estimular em boas obras, poderemos acabar por esquecer do grande cuidado e benefício gerado pelo Senhor, e viver uma vida desalinhada com sua vontade. Memória é algo importante na vida cristã, negligenciá-la pode nos levar “repetir de ano” na escola da vida!
De certa forma isso aconteceu na europa. Eles que foram o berço da proliferação do evangelho, hoje são considerados uma nação pós cristã, onde às antigas e suntuosas igrejas hoje são cafés, museus, e aquelas que perseveraram precisam dividir as despesas com outras denominações ou outros negócios para conseguir se manter. Sabe como isso provavelmente começou? O passado nos aponta uma possível resposta. Isso deve ter ocorrido pela proliferação de uma teologia focada no humano como prioridade no lugar da Glória de Deus, isso chama-se antropocentrismo. Quando estado passa a prover as carências sociais, não há mais necessidade de Deus. Pois, se Deus é apenas um provedor, se alguém fizer isso no lugar Dele, resolvido! Caminho perigoso, não é? Problemas oriundos da falta de observação da história que podem ser repetir aqui na América Latina e em nosso país. Qual antídoto para esse problema vivido na Europa? Lembrar que Deus tem por traço a provisão, mas que o seu maior anseio é a relação. Isso é eterno e é o que Ele sempre desejou. Lembremos sempre disso!
Essa é uma mensagem para sua mente e coração em nome de Jesus!
Texto: Pr. Anderson S. Castro.
Narração: Anderson A. A. Klawa.